Fnac com novo dono? Artémis negoceia a sua participação

A francesa Artémis concordou abdicar da posição de acionista de referência a favor da alemã Ceconomy, a detentora da MediaMarkt. Falta só a confirmação dos reguladores.

A Fnac Darty, grupo que acolhe a Fnac, está a operar uma mudança nos seus acionistas. A Artémis concordou vender a sua posição de 24,33% na Fnac Darty à alemã Ceconomy, que passa assim a ser o acionista de referência da marca.

O acordo já foi fechado entre a Artémis e a Ceconomy. Faltam apenas as condições regulatórias para efetivar a venda, que deverá assim ser concluída no final do próximo mês de agosto.

A Ceconomy é uma empresa de retalho focada nos bens eletrónicos. O seu portefólio já conta com marcas como a MediaMarkt, Saturn e Redcoon. Pieter Haas, o CEO da Ceconomy afirma que “O investimento na Fnac Darty é uma ótima oportunidade por duas razões: primeiro, pela exposição ao mercado francês e ao forte segmento de eletrónica para consumidores. Em segundo lugar, consolida a posição de plataforma de eletrónica líder na Europa“.

Jacques Veyrat, presidente da Fnac Darty, olha para a Ceconomy como “um reforço para o desenvolvimento do grupo”, declara à Bloomberg. François-Henri Pinault, do conselho de administração da Artémis, acredita que deixa um grupo que “nunca esteve mais forte”, sem apresentar a razão pela qual decidiu abdicar da sua posição. A Artémis detinha uma posição na Fnac Darty desde que esta entrou em bolsa, em 2013.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fnac com novo dono? Artémis negoceia a sua participação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião