Clientes do Novo Banco podem trocar obrigações por depósitos

Os clientes do Novo Banco que têm obrigações seniores podem converter as suas obrigações num depósito a prazo, de 3 a 5 anos.

O Novo Banco já apresentou aos obrigacionistas seniores a proposta de troca de dívida para que a instituição possa conseguir uma almofada adicional de capital, de 500 milhões de euros.

Ao contrário do que chegou a ser aventado, não haverá uma troca de obrigações por outras (de menor valor, ou menor cupão), mas sim por dinheiro. Ou seja, os obrigacionistas vão receber cash em troca da dívida detida, sendo que as obrigações serão avaliadas ao preço a que estão no mercado.

Em comunicado, o banco diz que “a opção pela solução em ‘cash’ torna mais simples e percetível a contrapartida e mais ajustada aos investidores institucionais e de retalho”. E acrescenta uma novidade: “para os clientes do banco que optem pela venda ou que sejam reembolsados serão disponibilizados depósitos a prazo com condições específicas”. Ou seja, o dinheiro da venda das obrigações pode ser transformado num depósito a prazo.

No Memorando a Oferta, o Novo Banco explica esta operação que está pensada sobretudo para os clientes de retalho. A instituição diz que “cada depósito renderá juros a uma taxa fixa por um período determinado de tempo, que irá variar de 3 a 5 anos”, sendo que a remuneração dependerá da série de obrigação detida pelo credor. Esta remuneração permitirá aos clientes recuperar mais dinheiro do que aquele que lhe é oferecido na operação de troca que foi anunciada esta segunda-feira à noite.

O banco afirma que os depósitos a prazo estarão disponíveis “por um período de duas semanas após a data de liquidação”, sendo que os clientes de retalho “devem contactar o seu gestor de conta”, aconselha a instituição num comunicado enviado à CMVM.

A oferta arranca esta terça-feira e termina a 2 de outubro de 2017, com liquidação prevista a 4 de outubro de 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clientes do Novo Banco podem trocar obrigações por depósitos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião