ISEG: PIB cresce 2,8%. Portugueses consomem mais

  • Lusa
  • 24 Julho 2017

O consumo privado é principal o motor, segundo os economistas do Instituto Superior de Economia e Gestão.

Os economistas do ISEG estimam que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha crescido 2,8% no segundo trimestre deste ano face ao mesmo período do ano passado, mantendo o ritmo de crescimento registado nos primeiros três meses do ano. Uma previsão que reforça a avançada pelo INE.

Na síntese de conjuntura de julho, divulgada esta segunda-feira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), os analistas referem que o indicador de tendência da atividade global “apresenta valores semelhantes em abril e maio, ligeiramente abaixo do pico de março, mas acima da média do primeiro trimestre”.

Este indicador dá conta de que a procura interna “terá acelerado no segundo trimestre”, já que os principais indicadores, nomeadamente o volume de negócios no comércio a retalho e os serviços e aquisição de automóveis de passageiros “sugerem que o consumo privado tenha crescido, em termos homólogos, bastante mais do que no primeiro trimestre”.

Quanto à Formação Bruta de Capital Fixo, admite-se que o “crescimento se tenha mantido ao nível do trimestre anterior, ainda que tenha variado nas suas componentes“, uma evolução que conjugada com a do consumo privado leva o ISEG a considerar que, “no global, é expectável que o crescimento homólogo da procura interna tenha excedido significativamente o do trimestre anterior”.

Já a evolução da procura externa líquida em abril e maio “é bastante menos favorável do que no primeiro trimestre”, tendo em conta que nestes meses “as exportações de bens e serviços cresceram bastante menos do que as importações e não parece provável que esta diferença possa ter sido totalmente revertida em junho”. Neste sentido, o ISEG antecipa que, “ao contrário do primeiro trimestre”, o contributo da procura externa líquida para o crescimento do PIB “deverá ter sido negativo” no segundo trimestre.

Assim, “espera-se que no segundo trimestre o crescimento do PIB tenha sido de 2,8% em termos homólogos (igual ao do primeiro trimestre) e de 0,3% em relação ao trimestre anterior“. A previsão do ISEG para o crescimento anual do PIB continua a situar-se no intervalo de 2,4% a 2,8% e só será revista em setembro, depois da informação mais detalhada do Instituto Nacional de Estatística sobre o crescimento no segundo trimestre. Entre janeiro e março, o PIB português cresceu 2,8% em termos homólogos e 1% face ao trimestre anterior, segundo o INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ISEG: PIB cresce 2,8%. Portugueses consomem mais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião