“Governo fará as devidas leituras” caso parlamento chumbe nomes para Anacom

  • Lusa
  • 19 Julho 2017

Guilherme W. d'Oliveira Martins deixa em aberto a decisão sobre a manutenção dos três nomes que ainda não foram aprovados para a Anacom caso haja chumbo no parlamento.

O secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, afirmou hoje que o “Governo fará as devidas leituras” se o parlamento chumbar os nomes propostos para a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

O relatório preliminar da comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, que o ECO noticiou em primeira mão, chumba três dos quatro nomes propostos pelo Governo para o regulador das telecomunicações, viabilizando apenas João Cadete de Matos para a presidência da entidade.

O deputado do CDS-PP Pedro Mota Soares questionou hoje o secretário de Estado das Infraestruturas sobre se o Executivo manterá estes três nomes caso sejam ‘chumbados’ pelo parlamento no próximo dia 27.

“No próximo dia 27, o parlamento vai votar este mesmo relatório. Faço-lhe uma pergunta muito concreta: se o parlamento considerar que estas personalidades não têm o perfil de adequação e de compatibilidade para estas funções, o Governo mantém estas nomeações ou vai substituí-las”, questionou o deputado. Em resposta, Guilherme W. d’Oliveira Martins disse que “é um processo que ainda está em decisão”.

“Evidentemente que o parlamento exercerá as suas competências e, na sequência desse processo, o Governo fará as devidas leituras e avaliará na altura devida”, concluiu o secretário de Estado.

Os textos do relatório preliminar, a cargo do deputado do PSD Joel Sá e a que a agência Lusa teve acesso, indicam que Francisco Cal, Dalila Araújo e Margarida Sá Costa, apontados para vogais da Anacom, não reúnem “as condições para o exercício” dos cargos para os quais foram indigitados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Governo fará as devidas leituras” caso parlamento chumbe nomes para Anacom

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião