Galp produz mais petróleo. Margens de refinação aceleram

A petrolífera portuguesa continua a revelar um forte crescimento na produção de petróleo. Extraiu quase 90 mil barris de petróleo ou produto equivalente no segundo trimestre à boleia do Brasil.

A Galp Energia voltou a revelar um forte crescimento na produção de petróleo. Foram extraídos 89,9 mil barris de petróleo ou produto equivalente durante o último trimestre, uma evolução explicada pelo Brasil já que a produção em Angola encolheu. Num período marcado por preços do petróleo mais elevados, as margens de refinação aceleraram.

De acordo com os dados preliminares divulgados pela empresa liderada por Carlos Gomes da Silva — que vai revelar as contas finais a 31 de julho –, a produção média de petróleo passou de 54,7 para 89,9 mil barris de petróleo ou produto equivalente, quando a produção apenas de petróleo ascendeu a 78 mil barris, mais 51% que no período homólogo. No Brasil, a produção disparou 81,7%. Em Angola encolheu 12,8%.

Esta maior produção da matéria-prima aconteceu num trimestre em que os preços do petróleo estiveram mais elevados. O preço 8,9% acima do registado no mesmo trimestre do ano passado terá ajudado a empresa portuguesa a registar um forte aumento nas margens de refinação.

Segundo o comunicado enviado à CMVM, a Galp Energia nota que as margens de refinação de referência na Europa foram de 4,3 dólares por barril durante o segundo trimestre, uma melhoria face ao trimestre homólogo e face ao trimestre anterior. Neste segundo trimestre do ano, as vendas de produtos refinados da Galp Energia aumentaram em 13,9%.

Nota ainda para o gás, que também apresentou uma evolução positiva neste período. As vendas totais de gás natural e gás natural liquefeito apresentaram um aumento de 8,3% no segundo trimestre deste ano.

(Notícia atualizada às 7h26 com mais informação sobre os dados preliminares da Galp Energia)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp produz mais petróleo. Margens de refinação aceleram

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião