BCP cai 3% e dita perdas em Lisboa

Bolsa nacional cai pela segunda sessão consecutiva com o banco a determinar o rumo dos acontecimentos: caiu quase 3%. Apenas seis cotadas fecharam abaixo da linha de água.

O BCP continuou a corrigir do ganho de 6% alcançado na quinta-feira e voltou a ceder esta segunda-feira cerca de 3%, num desempenho negativo que contribuiu decisivamente para a inversão da bolsa nacional para baixo da linha de água.

O PSI-20, o principal índice português, até abriu a sessão em terreno positivo, mas terminou o dia com uma baixa de 0,19% para 5.292,74 pontos. Foi a segunda sessão seguida de perdas em Lisboa com o banco liderado por Nuno Amado a determinar o rumo dos acontecimentos: as ações caíram 2,74% para 0,2445 euros.

“O BCP recuou, fruto de alguma realização de mais-valias, na sequência dos ganhos registados na semana passada”, notaram os analistas do BPI no seu Fecho de Bolsa.

Apenas seis cotadas fecharam com sinal menos. Além do BCP, também a EDP (-0,37%), EDP Renováveis (-0,58%), Nos (-0,31%), Novabase (-0,94%) e Sonae Capital (-0,92%) influenciaram negativamente o desempenho do benchmark nacional.

Por outro lado, o peso pesado Jerónimo Martins ajudou a travar maiores quedas em Lisboa. A retalhista somou 0,94% para 17,7 euros. Enquanto isso, a outra super cotada nacional, a Galp, fechou inalterada nos 13,56 euros depois de ter apresentado os dados preliminares relativos à atividade no segundo trimestre do ano antes da abertura da sessão: produziu mais petróleo e as margens de refinação aumentaram.

No plano europeu, dia também sem grandes variações bolsistas. As ações europeias interromperam um ciclo de três sessões em alta e praças como o Ibex-35, CAC-40 e Dax-30 encerraram a sessão com quedas até 0,3%. Se o setor mineiro esteve entre as melhores performances com os bons dados económicos na China, a evolução da inflação em junho provocou pressão vendedora sobre o setor industrial.

(Notícia atualizada às 16h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP cai 3% e dita perdas em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião