Secretários de Estado pediram convites à Galp para o staff

  • ECO
  • 13 Julho 2017

Os secretários de Estado que se demitiram e foram notificados para serem arguidos terão pedido convites para os membros do staff das respetivas secretarias, revela a Sábado esta quinta-feira.

Os bilhetes que permitiram os membros da equipa das três Secretarias de Estado irem ao Euro2016 ver os jogos de Portugal terão sido pedidos pelos próprios secretários de Estado. A Sábado revela esta quinta-feira que os secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, da Indústria e da Internacionalização terão, ativamente, pedido viagens, bilhetes e refeições à Galp. No total cada convidado terá custado três mil euros.

Os secretários de Estado demissionários — cujo pedido foi recebido e aceite pelo primeiro-ministro no domingo — terão feito um apelo à petrolífera nacional para ter convites para os outros arguidos do processo: Vítor Escária, ex-assessor económico de António Costa, João Bezerra da Silva, chefe de gabinete de Rocha Andrade que o alertou para os desenvolvimentos do caso, e Pedro Almeida Matias, ex-chefe de gabinete de João Vasconcelos e presidente do Instituto de Soldadura e Qualidade.

A revista escreve que terá sido esse novo dado da investigação aberta pelo Ministério Público que despoletou a demissão dos secretários de Estadoum ano depois do caso ter sido revelado –, referindo que dificilmente os governantes vão escapar uma sanção por recebimento indevido de vantagem.

A Sábado revela ainda que Fernando Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Costa Oliveira vão ser ouvidos nos dias 17 e 18 de julho. Depois serão ouvidos os responsáveis da Galp e o caso deverá estar terminado no final deste mês ou no início de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Secretários de Estado pediram convites à Galp para o staff

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião