Zona Euro precisa de acordo de “reforma de estímulos”, diz Governador do Banco de França

  • ECO
  • 10 Julho 2017

O Governador do banco central apelou à necessidade de um acordo entre a França e a Alemanha no sentido de aliviar a política orçamental no sentido de fortalecer a Zona Euro.

François Villeroy de Galhau, Governador do Banco de França, apelou à necessidade de a França e a Alemanha incluírem o alívio da política orçamental num acordo que permita fortalecer a Zona Euro. Em entrevista ao Financial Times, Villeroy de Galhau, referiu a necessidade de Paris acelerar as suas próprias reformas (acesso pago) em sintonia com Berlim, incitando os dois países a tirarem partido da oportunidade oferecida pela sincronização dos respetivos ciclos eleitorais e pela recuperação económica.

O apelo do responsável do banco central francês indicia a forma como os responsáveis pela política monetária pretendem passar para os responsáveis políticos uma tomada mais forte do controlo do rumo da economia da Zona Euro, após anos em que a gestão da crise financeira esteve assente em taxas de juro extremamente baixas.

“Todos concordam que a política monetária não pode ser a única carta em jogo”, referiu Villeroy de Galhau, acrescentando que “é necessário haver mais reformas em França e mais estímulos na Alemanha no interesse de um crescimento económico mais sólido”.

O responsável do Banco de França afirmou que a Alemanha e a França “não têm alternativa” que não seja estreitar laços e construir uma aliança económica mais forte, no seguimento das eleições que colocaram Emmanuel Macron como presidente de França e também numa altura em que os responsáveis pela política monetária começam a ponderar a retirada de estímulos. Em setembro, decorrem também eleições na Alemanha, as quais tudo indica serão ganhas por Angela Merkel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zona Euro precisa de acordo de “reforma de estímulos”, diz Governador do Banco de França

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião