Socializar online? Os portugueses preferem o Facebook

  • Lusa
  • 29 Junho 2017

O Facebook é a rede social com mais utilizadores em Portugal, seguido do WhatsApp e do Instagram. Conheça melhor as preferências dos portugueses quando se ligam às redes sociais.

Num smartphone, ao fim de semana, entre as oito e as dez da noite, a enviar mensagens no Facebook: eis o cenário mais provável para um utilizador português. Manter o contacto e partilhar pensamentos são os principais motivos a colar os portugueses ao ecrã.

Enviar e receber mensagens foi a principal funcionalidade apresentada pela utilização de redes sociais por parte dos portugueses, seguida de comentários a publicações de amigos e ver vídeos. Os dados foram divulgados à Lusa pela Marktest, no âmbito do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2016”, em vésperas do Dia Mundial das Redes Sociais, que se assinala na sexta-feira.

Relativamente aos períodos horários de acesso a redes sociais, o horário que teve mais afluência por parte dos utilizadores foi o das 20h00 às 22h00, seguido das 22h00 às 24h00. Mais de 31% dos inquiridos revelaram que passava entre trinta minutos e uma hora a navegar pelas redes sociais, enquanto 14,6% assumiram passar mais de duas horas.

O fim de semana mostrou ser a altura em que os portugueses dedicam mais tempo às redes sociais, ocupando o domingo o primeiro lugar com 34% de portugueses a aceder às redes. O ‘smartphone’ continua a ser o equipamento de eleição para aceder a este tipo de conteúdo, ocupando 73,1 por cento.

Quanto às redes sociais mais utilizadas, surge o Facebook em primeiro lugar e no fim da tabela encontra-se o Flickr, plataforma de partilha de fotografias profissionais ou amadoras. Por fim, o estudo tentou entender as razões pelas quais os portugueses frequentavam a sua rede social de eleição, aparecendo como primeiro motivo manter o contacto com pessoas que estão longe, seguido de partilhar pensamentos e comentários.

O estudo foi realizado em julho de 2016, abrangendo uma amostra de 819 pessoas, em Portugal continental, entre os 15 e os 64 anos, representando um universo de 4,6 milhões de pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Socializar online? Os portugueses preferem o Facebook

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião