Só em Espanha há menos empregos vagos do que em Portugal

  • Margarida Peixoto
  • 19 Junho 2017

A taxa de empregos disponíveis em Portugal é a segunda mais baixa da União Europeia. Mesmo assim, subiu ligeiramente quando comparada com o ano passado.

Entre os Estados-membros da União Europeia, só em Espanha há menos postos de trabalho disponíveis do que em Portugal. No primeiro trimestre deste ano, apenas 0,9% dos empregos existentes em Portugal estavam vagos. Na economia espanhola, o valor é ainda mais baixo: 0,8%. Os dados foram revelados esta segunda-feira pelo Eurostat.

Fonte: Eurostat

O peso dos empregos livres no total de postos de trabalho de uma economia é um indicador da procura de mão-de-obra. O Eurostat considera como emprego disponível um posto de trabalho recém-criado (ou que esteja prestes a vagar ou desocupado) e para o qual os empregadores pretendam recrutar um trabalhador fora da organização.

Apesar de ser uma das percentagens mais baixas, o valor para a economia portuguesa subiu face ao mesmo trimestre de 2016 e também aumentou face ao final do ano passado, indicando um aumento da oferta de empregos. Tendo em conta que a taxa de desemprego portuguesa continua ainda em níveis elevados (foi de 10,1% entre janeiro e março de 2017), este é um desenvolvimento positivo, que sugere maior disponibilidade das empresas para contratar.

Contudo, comparado com a média da União Europeia, ou da zona euro, a percentagem de empregos disponíveis em Portugal é muito mais baixa: em ambos os conjuntos de países este indicador atinge 1,9%.

A República Checa, a Bélgica e a Finlândia destacam-se como os países onde a oferta de empregos é maior. Estes dados não estão ajustados de sazonalidade e não estão disponíveis de forma comparável para todos os países da UE — os valores da Dinamarca, França, Itália e Malta não são diretamente comparáveis com os restantes e os de Malta não são comparáveis ao longo do tempo, devido a alterações metodológicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Só em Espanha há menos empregos vagos do que em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião