Cristiano Ronaldo: “Por vezes, a melhor resposta é estar calado”

  • Lusa
  • 15 Junho 2017

O Ministério Público de Madrid acusa Cristiano Ronaldo de ter, de forma consciente, criado uma sociedade para defraudar o fisco espanhol em 14,7 milhões de euros.

Cristiano Ronaldo é acusado de fugir ao fisco e de ter faltado com o pagamento de 15 milhões de euros em impostos, mas não está preocupado. A melhor resposta às acusações de que é alvo é o silêncio, diz o internacional português, numa publicação na sua conta da rede social Instagram.

“Por vezes, a melhor resposta é estar calado”, escreveu o jogador do Real Madrid.

Cristiano Ronaldo encontra-se em Kazan, na Rússia, onde a seleção portuguesa de futebol prepara a participação na Taça das Confederações, e, quarta-feira, à partida de Lisboa, havia afirmado estar de “consciência tranquila”.

Na terça-feira, o Ministério Público de Madrid acusou o futebolista português de ter, de forma “consciente”, criado uma sociedade para defraudar o fisco espanhol em 14,7 milhões de euros, segundo a agência de notícias espanhola Efe.

O futebolista português é acusado de quatro delitos contra os cofres do Estado espanhol, cometidos entre 2011 e 2014, que contabilizam uma fraude tributária de 14.768.897 euros. Em causa estão valores de 1,39 milhões em 2011, mais 1,66 milhões em 2012, a que se juntam 3,2 milhões em 2013 e 8,5 milhões em 2014.

Numa declaração enviada ao tribunal de instrução de Alarcón, em Madrid, o Ministério Público cita a recente sentença do Supremo Tribunal contra o futebolista Lionel Messi, do Barcelona, que o condenou a 21 meses de prisão (pena suspensa) por ter defraudado o fisco em 4,1 milhões de euros, e escreve que Ronaldo aproveitou-se de uma sociedade criada em 2010 para ocultar ao fisco as receitas geradas em Espanha pelos seus direitos de imagem.

Isto, para o fisco espanhol, supõe um incumprimento “voluntário” e “consciente” das obrigações fiscais de Cristiano Ronaldo em Espanha. Na base da acusação estão os direitos de imagem do jogador português ao serviço do Real Madrid desde 2009 e que, desde 1 de janeiro de 2010, é considerado residente fiscal em Espanha.

Cristiano Ronaldo pode incorrer numa multa superior a 28 milhões de euros e em prisão efetiva de um mínimo de sete anos.

Segundo a agência noticiosa EFE, os técnicos do Ministério das Finanças (Gestha) advertiram em comunicado que o internacional português “poderia ser preso devido a quatro delitos ficais” e realçaram que “as finanças apresentaram a denúncia antes de 30 de junho” para evitar que prescreva o delito fiscal quanto ao imposto fiscal sobre não residentes (IRNR) de 2011.

Na quarta-feira, o Real Madrid mostrou “plena confiança” em Cristiano Ronaldo, afirmando em comunicado que o futebolista português atuou dentro da legalidade no que respeita às suas obrigações fiscais.

"O Real Madrid está absolutamente convencido de que Cristiano Ronaldo demonstrará a sua total inocência neste processo e espera que a justiça atue com a maior celeridade possível.”

Real Madrid

O Real Madrid mostra a sua plena confiança em Cristiano Ronaldo, que, entendemos, atuou conforme a legalidade no que respeita ao cumprimento das suas obrigações fiscais”, escreveu o clube ‘merengue’, em comunicado.

De acordo com o clube bicampeão da Europa de futebol, Cristiano Ronaldo “mostrou sempre, desde a sua chegada ao Real Madrid, em julho de 2009, uma vontade clara de cumprir todas as suas obrigações tributárias”.

O Real Madrid está absolutamente convencido de que Cristiano Ronaldo demonstrará a sua total inocência neste processo e espera que a justiça atue com a maior celeridade possível para que seja demonstrada a sua inocência o mais rapidamente possível”, diz ainda o comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cristiano Ronaldo: “Por vezes, a melhor resposta é estar calado”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião