Inédito. Benfica é tetracampeão

Nunca na história do clube encarnado foram conquistados quatro campeonatos nacionais consecutivos. Benfica histórico no 36º título de campeão nacional.

É inédito… para o Benfica. Os encarnados sagraram-se novamente campeões nacionais de futebol em Portugal. Trata-se do quarto título consecutivo para os lados da Luz. Na gíria futebolística, é um tetracampeonato que nunca tinha alcançado pelo emblema da águia nos seus mais de 100 anos de existência.

Como em muitos outros assuntos, as estatísticas no futebol deixam interpretações para todos os gostos — que é como quem diz, cores clubísticas. Mas independentemente disso, o título de campeão da Liga 2016-2017 permite ao Benfica avolumar para 36 o número de vezes que terminou o campeonato no primeiro. E permite alargar distância para os eternos rivais FC Porto (27 campeonatos) e Sporting (18 segundo a contagem oficial, ou 22 segundo a contagem do clube).

O Benfica venceu este sábado o Vitória de Guimarães, com um claro 5-0, num triunfo que precipitou a festa de campeão nacional para os encarnados, já que a margem de oito pontos sobre o segundo classificado não permite qualquer réstia de esperança para os portistas ainda sonharem com o título que lhe foge desde 2013.

Na última jornada, os encarnados deslocam-se ao Norte para defrontar o Boavista, naquele que será o penúltimo jogo da época. O Benfica tem ao seu alcance a dobradinha, isto é, juntar a Taça de Portugal — que a disputará com o Vitória de Guimarães no dia 28 deste mês — ao título de campeão nacional

Quanto aos rivais mais diretos, o FC Porto tem ainda dois jogos pela frente sem que o segundo lugar esteja em perigo. Recebe amanhã o Paços de Ferreira e viaja até Moreira de Cónegos na derradeira jornada.

Sporting, assegurado o terceiro lugar, depois da visita ao campo do Feirense neste sábado, despede-se da liga em sua casa diante do Desportivo de Chaves.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inédito. Benfica é tetracampeão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião