Paula Amorim aprovada para a liderança da Galp

  • Lusa
  • 12 Maio 2017

Os acionistas da petrolífera nacional aprovaram o nome de Paula Amorim para liderar o Conselho de Administração da Galp.

Os acionistas da Galp ratificaram esta sexta-feira em assembleia-geral a designação de Paula Amorim como presidente do Conselho de Administração, cargo que exerce desde outubro, quando Américo Amorim renunciou por razões pessoais.

A cooptação de Paula Amorim, filha mais velha de Américo Amorim, para presidente do Conselho de Administração até 2018 foi o primeiro ponto da assembleia-geral de acionistas que se reuniu esta manhã, de acordo com comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMCM).

Os acionistas deram também ‘luz verde’ à entrada de Marta Amorim – também filha de Américo Amorim – como vogal no Conselho de Administração da petrolífera nacional, às contas relativas a 2016 bem como à proposta de aplicação de resultados.

A proposta do Conselho de Administração passa por distribuir aos acionistas cerca de 412,69 milhões de euros em dividendos relativos ao exercício de 2016, ano em que a Galp Energia registou um resultado líquido ajustado de 483 milhões de euros, uma redução de 24% face aos 639 milhões alcançados no período homólogo de 2015.

A Galp Energia propõe um dividendo de cerca de 50 cêntimos por ação referente ao exercício de 2016, valor de remuneração acionista que se deverá manter inalterado nos anos seguintes. Segundo a proposta, metade do valor já foi pago aos acionistas em setembro “sob a forma de adiantamento por conta de lucros do exercício”.

Este valor é superior ao que foi pago em 2016, relativo ao exercício de 2015, que se ficou pelos 41 cêntimos por ação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paula Amorim aprovada para a liderança da Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião