Rui Moreira: “Não serei ministro nem eurodeputado”

  • ECO
  • 26 Abril 2017

O autarca portuense garante que não vai sair do Porto para outro tipo de cargos políticos. Para já o foco está na reeleição e na introdução de uma taxa turística na cidade.

O atual Presidente da Câmara do Porto recusa a acusação do socialista Manuel dos Santos de que teria um acordo com António Costa para o futuro. Em entrevista ao Público (acesso condicionado), Rui Moreira afirma que não quer sair do Porto, rejeitando tanto a hipótese de vir a ser ministro como a de ser eurodeputado pelo Partido Socialista. Moreira admite ainda sair após o próximo mandato, se for eleito. Antes disso, irá implementar uma taxa turística, tal como tinha referido no ECO Talks no início de fevereiro.

Questionado sobre se gostaria mais de ser ministro ou eurodeputado, Rui Moreira é direto: “Não serei nem uma coisa, nem outra”. A razão que apresenta passa por não ter “vontade nenhuma” de sair do Porto. O tema tinha sido levantado no início deste mês pelo socialista Manuel do Santos no Facebook onde este diz existir um acordo entre Costa e Moreira para que este último tenha lugares de destaque no futuro, contando nestas eleições autárquicas com o apoio do PS.

A vontade de Rui Moreira é ficar no Porto e, se for reeleito nas eleições autárquicas de 1 de outubro, irá implementar uma taxa turística que “deve ser utilizada para mitigar a pegada turística”, explica na mesma entrevista. O atual chefe do executivo portuense justifica ainda não ter avançado com essa medida porque esta não constava do seu programa eleitoral de 2013. Em fevereiro, no ECO Talks, Moreira referiu que “o objetivo não é fazer concorrência aos privados” e admitiu ainda que o valor da taxa “não está ainda definido”.

O autarca adianta ainda que “o mais provável será fazer mais um” mandato à frente da Câmara do Porto. “Dois mandatos será o ciclo razoável para estas coisas. A partir daí voltarei a tratar das coisas que sempre gostei, como escrever ou fotografar”, explica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Moreira: “Não serei ministro nem eurodeputado”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião