Comissão da CGD insiste. Deputados querem ver os documentos

  • Lusa
  • 20 Abril 2017

O presidente da segunda comissão da CGD diz que vai "fazer uma insistência junto das entidades requeridas" para obterem a documentação que não chegou até agora.

A comissão parlamentar de inquérito à atuação do Governo na nomeação e demissão da anterior administração da Caixa Geral de Depósitos vai insistir junto do banco e do Ministério das Finanças para obter documentação que até agora não chegou.

Os deputados estiveram hoje reunidos e, durante o encontro, o presidente da comissão, o social-democrata José Pedro Aguiar-Branco, sublinhou que irá “fazer uma insistência junto das entidades requeridas, fazendo um entendimento mais perfeito do quadro legal que rege esta situação”, procurando “sensibilizar” a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e as Finanças para uma “boa cooperação”.

Numa reunião tida na quarta-feira à porta fechada, apenas com os coordenadores da comissão, foi analisada a recusa de algumas entidades, nomeadamente da CGD, de enviar ao parlamento documentação solicitada, e hoje os deputados decidiram insistir no pedido de envio de documentação ao invés de um eventual avanço imediato para instâncias judiciais.

Por ora, está definido que o ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) António Domingues vai ser ouvido a 28 de abril na comissão, ficando mais audições à espera de serem marcadas depois da eventual chegada de novos documentos.

Um dos pontos centrais desta segunda comissão de inquérito sobre o banco público é o apurar se “é verdade ou não que o ministro [das Finanças] negociou a dispensa da apresentação da declaração de rendimentos [de António Domingues]“, o que tem sido negado por Mário Centeno.

Atualmente, decorre – com trabalhos suspensos – um outro inquérito parlamentar sobre o banco público, a Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da CGD e Gestão do Banco para apurar factos desde 2000 e sobre os motivos que estão na origem da necessidade de recapitalização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão da CGD insiste. Deputados querem ver os documentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião