Bruxelas quer proibir cigarros na praia e estádios

  • ECO
  • 24 Março 2017

A Comissão Europeia quer apertar mais a regulação dos locais onde se pode fumar, proibindo outros locais públicos como as praias e os parques infantis. Portugal está melhor na luta contra o tabagismo.

A Comissão Europeia quer reforçar a lista de locais públicos onde já é proibido fumar nos Estados-membros. Em causa estão as declarações desta quinta-feira do comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, na VII Conferência Tabaco e Saúde, organizada pela Liga Portuguesa contra o Cancro, no Porto, avança o Correio da Manhã. O objetivo da Comissão Juncker é proibir o consumo de tabaco em praias, parques infantis e de equipamentos desportivos.

“É necessário que todos trabalhem em conjunto para tornar a Europa uma zona livre de tabaco”, alertou Andriukaitis, na mesma conferência. Para que isso aconteça são várias as sugestões do comissário, a começar pela proibição do consumo de tabaco em mais espaços públicos como as praias, parques infantis e de equipamentos desportivos. Para o comissário europeu da Saúde são necessárias “mais medidas e a aplicação das leis existentes para uma mudança real no terreno”.

Por isso, sugere também que é preciso fixar uma idade mínimo para o consumo de tabaco, além de aumentar a circulação de informação e consciencialização dos alunos nas escolas. Entre as medidas de controlo está também a utilização de cigarros eletrónicos, um método que para o comissário deverá equiparar-se a quase um medicamento. “Estes cigarros são vistos como uma alternativa para deixar de fumar. Se o são, devem ser autorizados como produtos farmacêuticos e vendidos em farmácias“, afirmou.

É necessário que todos trabalhem em conjunto para tornar a Europa uma zona livre de tabaco.

Vytenis Andriukaitis

Comissário europeu da saúde e segurança alimentar

Portugal passou do 24.ª para o 15.º lugar na tabela dos Estados-membros que melhor controlam o consumo de tabaco, a “Escala de Controlo de Tabaco”. O elogio vem também do próprio comissário que felicitou Portugal por ter sido um dos primeiros países europeus a aplicar a diretiva comunitária que proíbe o tabaco com sabores.

Também presente na conferência, a Associação das Ligas Europeias contra o Cancro pediu que fosse proibido o consumo de tabaco dentro de todos os carros que viajem com crianças a bordo, segundo o Público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas quer proibir cigarros na praia e estádios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião