Como levantar-se uma hora mais cedo pode mudar a sua vida

  • ECO
  • 18 Março 2017

Sergio Fernández, jornalista, conferencista e coach de desenvolvimento pessoal, partilhou aqueles que considera os principais essenciais para qualquer pessoa alcançar os seus objetivos na vida.

O livro “Viver sem chefe – Trabalhar de forma independente”, do jornalista, conferencista e coach de desenvolvimento pessoal espanhol Sergio Fernández é o livro de referência sobre empreendedorismo e pensamento positivo em Espanha, e também em Portugal, onde foi publicado há quatro anos. O autor tem ainda outros quatro livros publicados e prepara-se para lançar um novo, em maio deste ano. À escrita junta-se a gestão do Instituto Pensamento Positivo, que ministra seminários e mestrados sobre empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. Em entrevista ao ECO, partilhou aqueles que considera os principais princípios para o sucesso e como qualquer pessoa pode melhorar a sua condição de vida.

Como sente que a sua vida, pessoal e profissional, mudou desde a publicação de “Viver sem chefe”?

Diria que o livro me obrigou a crescer com ele e a melhorar as minhas habilidades. Entrei num caminho de aprendizagem, em vários aspetos, porque quando alguém tem uma empresa cresce na mesma medida que ela. Acredito realmente que uma empresa nunca cresce um milímetro a mais que o seu dono. E aquilo que começou apenas como um livro passou a seminários, que foram crescendo e já envolvem centenas de pessoas. O livro também foi crescendo, foi-se tornando uma referência entre os empreendedores e entretanto surgiram os mestrados para empreendedores e por aí fora, e fez-me crescer como pessoa.

É um processo contínuo?

Sim, é. O mais importante é reconhecer que se trata realmente de um processo de aprendizagem contínuo. Acredito que nunca chegamos realmente ao fim, a menos que queiramos morrer de tédio, e estamos sempre em crescimento, sempre a evoluir. Pelo menos as pessoas que tenham gosto em viver.

Já recebeu algum feedback negativo sobre o livro “Viver sem chefe”?

É claro que sempre que há ideias novas, há pessoas que não gostam delas. É impossível agradar a toda a gente. Qualquer ideia que venha remover o status quo, vai certamente encontrar oposição. E os que se opõem são sempre os que beneficiam, ou julgam que beneficiam, desse status quo. Quando o Viver sem chefe foi publicado, em 2009, era um dos pouquíssimos livros sobre empreendedorismo em Espanha. Hoje, há uma inflação de empreendedores e já se fala muito do assunto, e acredito que entretanto cheguemos a um ponto de equilíbrio em que se torne algo normal. Mas têm chegado até mim muito mais pessoas que gostaram do livro do que pessoas que não gostaram. E também que assistiram aos seminários ou viram os mais de 400 vídeos que tenho nas minhas redes na Internet.

Acredito realmente que uma empresa nunca cresce um milímetro a mais que o seu dono.

Sergio Fernández

O que lhe dizem aqueles que não gostaram?

Que não conseguiram seguir os meus conselhos, que este mundo é exaustivo, que ser empreendedor é demasiado difícil para eles. Mas em nenhum momento lhes digo que ser empreendedor é fácil. Nunca é. Porque, para se ter êxito é necessário alcançar um nível de compromisso que nem toda a gente está disposta a alcançar. E há quem me diga: “Mas nem todos os empreendedores chegam a ficar ricos”. Pois não, não ficam. O que lhes digo é que aqueles que se empenham em dar o máximo de si aos seus clientes, saem-se muito melhor financeiramente no fim. E também lhes digo que não importa o que as outras pessoas dizem: o importante é trabalharmos um bocadinho mais a cada dia, e conseguirmos continuar a avançar.

Como se pode resumir o que é ter uma visão positiva sobre a vida e os negócios?

Para mim, é basicamente ser capaz de escolher aquilo em que focamos a nossa atenção a cada dia. Há um princípio muito antigo que diz que aquilo em que nos concentramos, cresce. E se eu me concentro em algo de que não gosto, o que estou a fazer é tornar a minha vida cada vez mais cheia dessa coisa de que não gosto.

Por exemplo, se duas pessoas discutirem e uma delas se concentrar no motivo da zanga ou no que foi dito durante esse dia e os próximos, se continuar a pensar na discussão, é inevitável que volte a discutir com a tal pessoa. Mas se, pelo contrário, se concentrar em todos os aspetos positivos da personalidade da outra pessoa, todos os elementos que a fazem gostar dela, estará a levar a que esses aspetos cresçam. Este princípio serve para todos os campos da vida. Por isso, acredito que todas as pessoas conscientes disto conseguem alcançar aquilo que determinam para as suas vidas.

Mas o pensamento positivo, por si só, não chega?

Não, não chega. Posso passar toda a vida sentado a pensar de forma positiva, e não fazer acontecer nada. Pensar positivo é só o princípio, mas se perdermos o princípio, também perderemos o fim. Aprender a focar os nossos pensamentos e a dirigir a nossa energia é essencial para começar, mas se não fizermos mais nada, não acontecerá nada de interessante nas nossas vidas.

Pensa que todas as pessoas são capazes de olhar para a vida desta forma?

Sim, acredito que todas as pessoas têm a capacidade de o fazer, mas também acredito que nem todas o chegam a fazer porque não querem. Nem todas estão comprometidas o suficiente para aprender a ter o nível de consciência necessário para olharem a vida desta forma.

Há muitas pessoas que têm medo de abandonar as suas zonas de conforto e arriscar, seja por motivos económicos, familiares ou de trabalho. Sendo assim, como podem estas pessoas mudar as suas vidas?

Acredito que qualquer pessoa, por pior que seja a sua situação, pode deitar-se uma hora mais tarde ou levantar-se uma hora mais cedo e aproveitar esse tempo para aprender, para se formar e instruir mais. Por muito má que seja a sua situação, pode sempre abdicar dessa hora de sono. Ou, enquanto está a fazer alguma das suas tarefas domésticas, pode estar, por exemplo, a ouvir um audiolivro ou uma palestra, e estará a receber novas informações. Afinal de contas, todas as mudanças no plano físico resultam de mudanças no plano mental. Por isso, por pior que seja a situação de uma pessoa, ela pode conseguir mudá-la. Talvez demore meses, anos ou décadas, mas se se empenhar o suficiente, se se relacionar com as pessoas certas, se cuidar do seu corpo e da sua mente, consegue tudo aquilo a que se predispõe.

"Todas as mudanças num plano físico resultam de mudanças no plano mental.”

Sergio Fernández

O êxito de uma pessoa pode medir-se diretamente pelas suas posses económicas?

Não sou capaz de definir aquilo que é o mais importante para determinar o êxito de alguém. Se alguém me disser ‘para mim, o mais importante é ter uma casa muito grande’, digo-lhe ‘fantástico’. Se me disser ‘para mim, o mais importante é ter tempo livre’, também lhe digo ‘fantástico’. Se me disser ‘para mim, o mais importante é poder estar com os meus filhos’, também digo ‘fantástico’. Não acredito que tenha, sozinho, a capacidade de dizer o que é ou não o mais importante na vida de cada pessoa. Acredito é que é uma decisão que cada pessoa tem de tomar por si mesma.

Como tem evoluído o Instituto Pensamento Positivo?

O Instituto abriu em 2012. Arrancámos com 32 ou 33 alunos no primeiro mestrado de empreendedores. Agora já administro dois mestrados mas nenhum deles está certificado por nenhuma universidade, por escolha minha. E a razão é muito simples: se uma universidade te põe um “selo” e te aprova, cobra-te mais 20 ou 30% para te permitir dar esse curso. E não vou cobrar esses 20 ou 30% a mais aos meus alunos. Morreria de vergonha, de certeza, por cobrar esse valor só para ter o “selo” de outra pessoa. Acredito na educação livre, acredito em criar valor e conhecimento, e o meu foco está em ajudar a melhorar a vida dos meus alunos e não em dar-lhes um “selo”. Por isso, os nossos programas são livres e nem faz falta que sejam reconhecidos por nenhuma entidade. E este ano vamos fazer ao menos seis programas de mestrado, que vão incluir perto de 1 500 pessoas, ou talvez mais. É certo que tem havido uma evolução muito positiva e o objetivo é que continue a crescer nos próximos anos.

Tem mais algum livro pensado para os próximos tempos?

Sim, em maio vou publicar um livro, uma parceria com Raimon Samsó, autor do livro El Código Del Diñero (sem edição em português), que se vai chamar Misión Emprender: los 70 hábitos de los emprendedores de sucesso. Recolhe os 70 hábitos comuns à maioria dos empreendedores: o que fazem a cada dia, mês e ano para terem sucesso. Um dos principais princípios é de que o sucesso é uma planta: se lhe dás água e tempo suficiente, ao fim de algum tempo verás resultados. E o segundo princípio é o de que o cérebro ama o modo de piloto automático: amar repetir o que fez ontem. Por isso, se hoje tivermos pensado de forma positiva, e amanhã façamos o mesmo, e no dia seguinte também, o mais provável é que no longo prazo o cérebro continue a pensar dessa forma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como levantar-se uma hora mais cedo pode mudar a sua vida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião