Europa em festa pela vitória de Mark Rutte. PSI-20 acompanha

  • ECO
  • 16 Março 2017

As praças internacionais fecharam todas no verde e o PSI-20 não ficou de fora. Destaque para a Galp Energia, que registou a maior subida, e para a Mota-Engil, com a pior.

No dia seguinte à vitória de Mark Rutte sobre Geert Wilders e ao anúncio da subida das taxas de juro da Fed, as praças europeias festejaram. E o PSI-20 não ficou fora da festa. A bolsa lisboeta interrompeu o ciclo de quedas, beneficiando da valorização da Galp Energia, num dia em que a Sonae se destacou.

Enquanto o Stoxx 600 fechou a subir 0,20% para os 5.785,79 pontos, o índice de referência da bolsa nacional fechou a valorizar 0,70% para os 4.604,61 pontos. As estrelas foram as energéticas, devido à recuperação do petróleo. Ainda assim, à hora do fecho da nossa bolsa, o West Texas Intermediate perdia 0,55% para os 48,59 dólares, e o Brent descia 0,33% para os 51,64 dólares por barril.

Como os preços da matéria-prima estiveram a subir durante a maior parte do dia, as cotadas portuguesas conseguiram valorizar. A Galp Energia teve um dos melhores desempenhos do dia, ao valorizar 1,66% para os 13,77 euros, e a EDP subiu 0,60% para os 2,85 euros. Além da energia, destaque também para o BCP que somou 1,9%.

A Sonae apresentou, contudo, a maior subida da sessão. A empresa co-liderada por Ângelo Paupério e Paulo Azevedo registou lucros de 215 milhões de euros, em 2016, um crescimento de 22,7% face ao exercício do ano anterior, o que levou as ações a apresentarem uma valorização de 2,5%.

 

Nota negativa para a Jerónimo Martins, que desceu 0,48% para os 15,53 euros, e para a Mota-Engil, autora da maior derrapagem da sessão, de quase 4% para os 1,70 euros, depois de ontem ter sido revelada que teve uma descida no valor do volume de negócios conseguido em 2016. Conseguiu um total de 2,2 milhões de euros, menos 9% em relação a 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa em festa pela vitória de Mark Rutte. PSI-20 acompanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião