Petrobras vende ativos para a francesa Total no valor de 2,1 mil milhões de euros

  • Lusa
  • 1 Março 2017

A petrolífera estatal brasileira Petrobras anunciou hoje que vendeu à francesa Total ativos no valor de 2,2 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros).

O negócio, concluído na terça-feira, diz respeito à transmissão de direitos de áreas de exploração de petróleo, especificamente a venda de 22,5% da Petrobras para a Total na área da concessão denominada Iara (campos de Sururu, Berbigão e Oeste de Atapu), no litoral do Brasil.

Foi também a cessão de direitos e operação de 35% da Petrobras para a Total na área da concessão do campo petroleiro de Lapa.

O negócio envolveu ainda a venda de 50% da participação da Petrobras à Total da Termobahia, incluindo as térmicas Rômulo de Almeida e Celso Furtado, localizadas no Estado da Bahia.

As vendas juntam-se a outro contrato anunciado pelas duas empresas em dezembro do ano passado e fazem parte do plano de desinvestimento da Petrobras, a braços com uma grave crise financeira e a necessitar de reduzir uma dívida que atingiu, em 2015, níveis recordes de 435,5 mil milhões de dólares (412 mil milhões de euros)

Num comunicado divulgado pela Petrobras, Pedro Parente e Patrick Pouyanné, presidentes da Petrobras e da Total, respetivamente, declararam que estavam entusiasmados esta nova aliança estratégica.

“Essa nova parceria, em conjunto com uma forte cooperação tecnológica, criará sinergias e valor, combinando nossa excelência operacional e reduzindo custos em nossos projetos, em benefício de ambas as companhias”, disseram os dois presidentes.

A conclusão das operações ainda está sujeita às aprovações dos órgãos reguladores competentes do Brasil.

A Petrobras, que é a maior empresa brasileira, destacou que tem 19 operações de exploração e produção de petróleo em conjunto com a Total, no Brasil e no resto do mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petrobras vende ativos para a francesa Total no valor de 2,1 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião