Revista de imprensa internacional

  • Marta Santos Silva
  • 30 Janeiro 2017

Um atentado a uma mesquita canadiana deixou pelo menos seis vítimas mortais, e outras cinco notícias que marcam a atualidade mundial esta segunda-feira.

Um atentado numa mesquita canadiana que matou pelo menos seis pessoas domina as manchetes mundiais, num dia em que continuam a multiplicar-se as críticas à decisão de Donald Trump de banir a entrada nos Estados Unidos a todos os cidadãos de sete países de maioria muçulmana, mesmo que tenham autorizações de entrada válidas ou dupla cidadania. Em França, voltam a baralhar-se as cartas agora que o PS escolheu o candidato às presidenciais, e no Reino Unido o Tesouro continua a desfazer-se de uma parcela cada vez maior da sua participação no Lloyds. Leia aqui as seis notícias que marcam a atualidade mundial.

BBC

Seis mortos em atentado a mesquita canadiana

Pelo menos seis pessoas morreram num ataque a uma mesquita em Montréal, no Québec, na noite de domingo, segundo confirmou fonte policial. Mais de 50 pessoas estavam reunidas na mesquita para as orações noturnas. O primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau condenou o ataque como um atentado de terrorista. Leia a notícia completa na BBC. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Le Figaro

Sondagens dão passagem de Macron à segunda volta nas presidenciais

Após o domingo em que os socialistas franceses escolheram o seu candidato — Benoît Hamon — o Le Figaro divulga uma sondagem que mostra como o PS francês se vai deparar com dificuldades nas eleições presidenciais. Com o candidato da direita, François Fillon, à frente, quem o segue de perto é o independente e antigo ministro da Economia Emmanuel Macron. Em terceiro, a nacionalista Marine Le Pen. O PS pode dar por si a disputar o quarto lugar com o candidato mais à esquerda, Jean-Luc Mélenchon. Leia a notícia completa no Le Figaro. (Conteúdo em francês / Acesso gratuito)

Financial Times

Governo britânico volta a reduzir participação no Lloyds

O Tesouro britânico continua a reduzir a sua participação o banco Lloyds, que está agora abaixo de 5%. Dos mais de 20 mil milhões de libras (cerca de 23 mil milhões de euros) usados para resgatar o banco durante a crise financeira, 18,5 mil milhões de libras (21,6 mil milhões de euros) já foram recuperados. Leia a notícia completa no Financial Times. (Conteúdo em inglês / Acesso pago)

Deustche Welle

Schäuble assume “erros” na entrada de refugiados

O ministro das Finanças alemão afirmou numa entrevista a um jornal alemão que foram cometidos erros no verão de 2015 quando a Alemanha optou por deixar as suas fronteiras abertas a 890 mil refugiados que fugiam do Médio Oriente. “Podemos pelo menos aprender com os nossos erros”, disse Wolfgang Schäuble, que afirmou que deveria haver uma estandardização europeia dos pagamentos feitos a refugiados na UE, embora o Tribunal Constitucional alemão tenha decidido que os refugiados deveriam ser tratados de forma igual aos cidadãos alemães perante a Segurança Social. Leia a notícia completa na Deustche Welle. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

The Guardian

Trump, criticado por McCain, defende decisão de banir entradas a certos países

Perante críticas vindas de todo o espetro político, incluindo dos senadores republicanos John McCain e Lindsey Graham, à decisão de banir a entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana aos Estados Unidos, a administração de Donald Trump defendeu a decisão que, garantiu, não é “uma proibição a muçulmanos”. Legisladores, juristas e políticos americanos têm-se unido para criticar a ordem executiva do presidente que deixou vários aeroportos em situações caóticas e sem orientações claras. Leia a notícia completa no The Guardian. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Estadão

Empresário implicado na Lava Jato entrega-se em Nova Iorque

O empresário brasileiro Eike Batista decidiu voltar ao Brasil para “responder à Justiça” e “ajudar a passar as coisas a limpo”, tendo embarcado num voo para o Rio de Janeiro a partir de Nova Iorque de maneira a enfrentar as acusações de que é alvo no âmbito da Operação Lava Jato. Batista é acusado de ter subornado o ex-governador do Rio de Janeiro com 16,5 milhões de dólares, o que o terá ajudado a desviar até 100 milhões para o exterior do Brasil. Leia a notícia completa no Estadão. (Conteúdo em português / Acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião