Lisboa: PSD pode vir a apoiar Cristas nas autárquicas

  • ECO
  • 17 Dezembro 2016

Os PSD está pronto para negociar com o CDS, depois de as sondagens internas não estarem a produzir bons resultados para os nomes testados. Apoio a Assunção Cristas estará em cima da mesa.

Ainda não há candidato social-democrata à presidência da Câmara Municipal de Lisboa — e pode nem vir a haver. De acordo com o semanário Expresso (acesso pago), o PSD “está pronto para negociar com o CDS” um apoio à candidatura de Assunção Cristas nas próximas eleições autárquicas.

Apesar de não estar totalmente descartada a hipótese de o PSD avançar com candidato próprio, o certo é que, segundo o jornal, as sondagens internas do partido não têm tido resultados satisfatórios quanto aos potenciais candidatos testados — serão mesmo “bastante fracos”. Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças, terá sido um dos nomes avaliados.

Em contrapartida, os estudos levados a cabo dentro do partido estarão a indicar que uma coligação eleitoral entre PSD e CDS poderá mesmo derrotar o candidato socialista, Fernando Medina, atual presidente da Câmara. Escreve o jornal que o apoio à candidata centrista nunca esteve de parte para Pedro Passos Coelho, que tem sido desafiado a colocar-se ele mesmo na corrida. Isto, mesmo depois da recente sondagem que concluiu que PSD e CDS, juntos, não conseguem chegar aos números do PS.

Uma coligação nas autárquicas entre PSD e CDS não deverá, no entanto, incluir as juntas de freguesia, abrangendo apenas a Câmara Municipal de Lisboa e a Assembleia Municipal do município. Além disso, o apoio a esta solução também não é unânime. Recorde-se, no entanto, que o acordo que define os termos para as futuras coligações entre ambas as estruturas partidárias já foi assinado, pelo que as conversações deverão começar em breve, indica o Expresso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa: PSD pode vir a apoiar Cristas nas autárquicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião