Sondagem: PSD mais CDS não chega para superar PS

António Costa continua a solidificar a sua posição enquanto primeiro-ministro e secretário-geral do Partido Socialista. A oposição junta já não consegue ultrapassar o PS nas intenções de voto.

Pedro Passos Coelho e Assunção Cristas não têm razões para sorrir. As duas últimas sondagens, da Eurosondagem e da Aximage, PSD e CDS juntos não conseguem chegar aos números do Partido Socialista: 38% e 40,1% em cada sondagem. Estas sondagens confirmam a tendência revelada no mês passado com o Partido Socialista a caminhar para a maioria absoluta.

A sondagem da Aximage para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã confirmam a queda da coligação PSD/CDS no último ano, depois de ter conseguido a maior percentagem de votos nas eleições legislativas de 2015. Um ano depois, o PSD consegue 27,4% (compara com 34% em dezembro de 2015) e o CDS 6,7%. Juntos ficam aquém dos 40,1% que o Partido Socialista arrecadou nesta sondagem.

Na sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, os números são melhores para a direita portuguesa, mas continuam aquém do PS: PSD consegue 30% e o CDS 6,8%, o que em conjunto não chega aos 38% dos socialistas liderados por António Costa. E é o próprio a beneficiar, para além do partido, com os números uma vez que consolidou os níveis de popularidade e satisfação junto dos portugueses.

Por outro lado, Pedro Passos Coelho continua com a cair na avaliação da opinião pública. Recentemente o líder tem sido pressionado publicamente e até foi indicado para se candidatar à Câmara de Lisboa. Além disso, uma sondagem de novembro referia que Rui Rio reunia a preferência dos portugueses para liderar o PSD e, por isso, candidatar-se a primeiro-ministro nas próximas eleições.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sondagem: PSD mais CDS não chega para superar PS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião