Donald Trump cancela encomenda de novo avião à Boeing… pelo Twitter

"Cancelar encomenda!" Foi assim o tweet de Donald Trump sobre o novo avião presidencial que a Boeing está a construir e que, garante ele, vai custar "mais de quatro mil milhões de dólares".

Foi com este tweet que o novo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, travou os ganhos das ações da Boeing BA 0,00% nesta terça-feira: “A Boeing está a construir um novo 747 Air Force One para os futuros presidentes, mas os custos estão fora de controlo, mais de quatro mil milhões de dólares. Cancelar encomenda!”

Segundo a Bloomberg, a força aérea norte-americana, responsável pelo avião presidencial, é ‘cliente’ da Boeing desde 1943, fornecendo os Air Force One que servem para transportar o chefe máximo norte-americano. Bastaram dez segundos desde a publicação da mensagem para os títulos da fabricante começarem a desvalorizar nas negociações antes da abertura da bolsa, de acordo com a CNBC. Os títulos abriram a sessão em queda, que chegou a atingir 1,3%, mas recuperaram entretanto.

Com este tweet, Donald Trump deixa em aberto a possibilidade de cancelar o fabrico do novo Air Force One adjudicado tradicionalmente à Boeing. Isto acontece dias depois de o presidente executivo da companhia, Dennis Muilenburg, ter apelado a Trump e ao Congresso para que garantam que as empresas norte-americanas têm condições para competir no mercado global, indica a Bloomberg.

Um porta-voz da empresa já reagiu. Por e-mail, Todd Blecher disse à agência: “Estamos a trabalhar sob um contrato de 170 milhões de dólares para determinar as capacidades deste complexo aparelho militar que serve os requisitos únicos do presidente dos Estados Unidos. Trabalharemos com a força aérea norte-americana nas fases subsequentes do programa para fornecermos o melhor avião para o presidente e o melhor valor para o contribuinte americano.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donald Trump cancela encomenda de novo avião à Boeing… pelo Twitter

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião