Portugal paga mais pela dívida a cinco anos

A procura até foi elevada, mas o juro exigido pelos investidores para comprarem os títulos de dívida pública portuguesa agravou-se face ao último leilão. A taxa superou os 2%.

Portugal colocou 700 milhões de euros em dívida a cinco anos. Apesar da procura elevada, a taxa exigida pelos investidores foi mais elevada, ascendendo a 2,112%.

O IGCP, liderado por Cristina Casalinho, pretendia obter entre 500 e 750 milhões de euros neste último leilão do ano. Acabou por colocar ligeiramente menos que o máximo definido: 700 milhões de euros, isto num leilão que ficou mais caro ao país.

A taxa exigida pelos investidores disparou face à registada na última emissão comparável, realizada a 26 de outubro. Passou de 1,751% para os 2,112%, reflexo do agravamento dos juros no mercado desde então. A procura ficou 1,92 vezes acima da oferta.

“É uma subida considerável de mais de 25 pontos base (mais de 0,25%) no espaço de um mês. A explicação é o aumento da perceção dos investidores sobre o risco da dívida portuguesa”, diz João Queiroz, diretor de negociação do Banco Carregosa. “Talvez tenha sido por isso que o Tesouro decidiu não emitir o montante máximo previsto“, acrescenta.

“Numa altura em que a tendência das taxas de juro a nível global é de subida, a colocação perto do máximo proposto a nível ligeiramente superior à anterior colocação, poderá ser encarada como bem sucedida”, diz José Lagarto, gestor de ativos da Orey Financial.

“O resultado das eleições norte-americanas colocou as obrigações sob pressão, alargando os spreads dos juros periféricos face à Alemanha. Tem sido negativo para as obrigações portuguesas até agora”, notava o analista do Commerzbank, David Schnautz, ao ECO.

Esta tensão nos mercados mantém as taxas elevadas no mercado secundário. Os juros da dívida a cinco anos estão a subir 2,1 pontos base para 2,173%, já a taxa a 10 anos avança 4,1 pontos para 3,669%. Chegou, no arranque da semana, a superar a fasquia dos 3,9%.

(Notícia atualizada às 10h49 com mais informação sobre o leilão)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal paga mais pela dívida a cinco anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião