Porto cria grupo de reflexão para repensar Portugal

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Associação Comercial do Porto e a Católica Porto Business School e tem nomes como o de Rui Moreira, Ricardo Reis, Álvaro Nascimento, Alberto Castro.

O Porto vai criar um ‘think tank’ com o objetivo de repensar as condições para o crescimento económico em Portugal. A iniciativa resulta de uma parceria estabelecida entre a Associação Comercial do Porto (ACP) e a Católica Porto Business School, e está a ser pensada praticamente há dois anos. Denominado Nexus, este grupo de reflexão pretende, a partir do Porto, identificar fatores e soluções de modernização e crescimento para o país a partir do papel das empresas e não necessariamente do papel do Estado.

O Nexus conta com um conselho consultivo de onde fazem parte nomes como o de Guilherme Costa, ex-presidente da RTP, e que será o coordenador do projeto, Álvaro Nascimento ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos, Ricardo Reis, professor universitário nos Estados Unidos, Alberto Castro, professor universitário e chairman do Banco de Fomento, Sofia Salgado Pinto, diretora da Católica Porto Business, Emídio Gomes, ex presidente da CCDRN, Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, entre outros.

Para além dos membros do conselho consultivo do Nexus, pode recorrer a um conjunto de contributos de personalidades que se entenda que podem aportar algo de novo ao tema que estiver a ser discutido. A agenda do Nexus será feita a partir de temas propostos pelo conselho consultivo sendo depois objeto de análise ou reflexão através de conferências ou no site do grupo.

Fontes próximas do novo grupo de reflexão adiantam que, “apesar do papel das empresas e do contributo que uma gestão de qualidade pode dar para o crescimento económico, há outro tipo de organizações fundamentais para o crescimento da economia como sejam o sistema de inovação e o sistema financeiro”.

O espaço de reflexão será lançado esta quinta-feira numa conferência que terá lugar no Palácio da Bolsa sobre o tema “Financiamento das PME… e depois?” e cujo principal orador será Richard Pelly, administrador não executivo da Instituição Financeira de Desenvolvimento e antigo chief executive do Fundo Europeu de Investimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto cria grupo de reflexão para repensar Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião