Consumidores europeus continuam a castigar Volkswagen

  • Leonor Rodrigues
  • 17 Novembro 2016

A fabricante alemã de automóveis continua a perder cota de mercado na Europa, enquanto as principais concorrentes beneficiam do escândalo da fraude nas emissões dos veículos a diesel.

Mais de um ano depois de rebentar o escândalo das emissões fraudulentas, a Volkswagen continua a perder quota de mercado na Europa. Por outro lado, os concorrentes, como a Fiat ou a Daimler, aproveitam a mancha na reputação da fabricante alemã para conquistar os consumidores.

Em outubro, a Volkswagem contabilizou 1,14 milhões de veículos vendidos no mercado europeu (24,9% das vendas totais), menos 0,3% do que no mesmo período do ano passado, o que corresponde a menos um veículo vendido por dia, de acordo com a Bloomberg. A maior fabricante europeia de automóveis ainda se encontra em investigação e com centenas de processos judiciais, depois de ter admitido adulterar as emissões dos veículos a diesel nos testes de controlo.

A fraude na Volkswagen fez com que a reputação em termos de qualidade da empresa fosse bastante afetada, com os consumidores a virarem-se para as marcas concorrentes: a Fiat Chrysler, que aumentou a sua quota de mercado na Europa em 6,6%, devido também à elevada procura de veículos da marca Jeep e a Daimler, que cresceu 6,1%, com os veículos desportivos a serem os mais vendidos.

A venda de automóveis na Europa tem aumentado desde 2013, recuperando da crise financeira que afetou o mercado. Desde janeiro até outubro, as vendas cresceram quase 7%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumidores europeus continuam a castigar Volkswagen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião