Efeitos do Brexit sentem-se até nos chocolates

  • Leonor Rodrigues
  • 8 Novembro 2016

A desvalorização da libra obrigou a Toblerone a diminuir o tamanho das barras de chocolate vendidas no Reino Unido. A medida está a enfurecer os consumidores.

O Brexit está a dar uma dentada ao famoso chocolate suíço, o Toblerone. A Mondeléz International, que detém a marca, passou a comercializar um chocolate com um espaçamento maior entre os triângulos, emagrecendo o peso da barra no Reino Unido. A alternativa seria aumentar o preço da guloseima.

“Vamos suportar os custos pelo maior tempo possível mas para garantir que o Toblerone vai continuar nas prateleiras e mantêm a sua forma triangular, tivemos de reduzir o peso de duas das nossas barras no Reino Unido”, lê-se no comunicado.

4

 

O anúncio foi feito na página do Facebook no mês passado mas agora é que a polémica se instalou, com os amantes do chocolate da Mondelez a reclamarem nas redes sociais.

3

 

2

 

1

O Brexit tem levado a uma forte correção da divisa britânica. A libra está a negociar em mínimos de mais de três décadas contra as principais divisas. Com a libra desvalorizada, a empresa suíça não consegue manter as mesmas margens. Para o fazer, tem de poupar em algum lado.

E não é só a empresa suíça a tomar medidas: nos supermercados Morrison, o preço de produtos da marca Marmite aumentaram mais de 12%. Também a norte-americana Apple aumentou o preço de alguns dos seus aparelhos, nomeadamente do novo Mac Pro, que sofreu um aumento de 20% e a Microsoft deve seguir o mesmo caminho.

Ainda assim, esta subida dos preços não é surpresa: em setembro, já depois do referendo no Reino Unido, o Banco de Inglaterra avisou os consumidores britânicos que este cenário era bastante provável. Agora, é uma realidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Efeitos do Brexit sentem-se até nos chocolates

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião