O acionista da TAP, Humberto Pedrosa diz que o aeroporto de Lisboa está no limite. Diz que o ideal é Portela + 1, sendo o mais um para as "low cost", o que, reconhece, é "bom para a TAP".
Para Humberto Pedrosa, acionista da TAP, através do consórcio Gateway, o aeroporto da Portela começa a estar no limite da capacidade. Pedrosa defende a solução Portela + 1. Uma solução que, reconhece, é positiva para a TAP e para todas as outras companhias bandeira.
David Neeleman diz que a TAP tem o crescimento limitado devido ao aeroporto Humberto Delgado. Concorda?O aeroporto de Lisboa começa a estar no seu limite, isso é uma realidade. Uma realidade que o Governo tem de encarar, tal como tem de encarar a possibilidade de um novo aeroporto ou o Humberto Delgado mais outro.
Tem alguma preferência?Isso tem tudo a ver com investimento e o país não tem grande possibilidade. Mas tem também a ver com a concessionária que é a ANA que já não é portuguesa. Não conheço bem os acordos com a VINCI, os acionistas da ANA, mas tudo vai ter também que passar por eles. Mais um aeroporto ou um aeroporto novo tem sempre implicações com o Estado.
Mas a sua preferência seria um novo aeroporto?Penso que não. O ideal seria este mais um.
O mais um com 'low cost'?Sim, talvez fosse o ideal. Porque a vantagem que Lisboa também tem é ter o aeroporto dentro da cidade. Na realidade, se hoje formos fazer um novo aeroporto, vamos fazê-lo a 50 ou 60 quilómetros da cidade.
Na Europa é assim…Sim é tudo longe. Mas quer Lisboa, quer o Porto ganham por ter um aeroporto dentro da cidade.
Para o +1 deveriam ir as 'low cost'?Sim, um aeroporto para as low cost seria a solução.
O que para a TAP seria uma vantagem adicional.Não só a TAP como todas as outras companhias de bandeira ganhariam com isso [passagem das ‘low cost’ para outro aeroporto]
Sem dúvida, não só a TAP como todas as outras companhias de bandeira ganhariam com isso. Mas também não estou a ver como é que, com a Portela + 1, poderiam dividir de outra maneira.
Como classifica a sua relação com o Governo?É boa. Claro que muitas vezes desejaríamos, não só com este Governo mas com outros, ter uma resposta mais rápida para um determinado problema. E muitas vezes não são tão rápidas como desejávamos, mas o relacionamento é bom.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Um aeroporto para as low cost seria a solução”
{{ noCommentsLabel }}