Huawei Mate 20 Pro, o topo de gama Android que até carrega o iPhone

Este é o novo topo de gama da Huawei, chamado de Mate 20 Pro. Vem trazer novidades ao mercado, como o facto de servir de "power bank" para carregar sem fios os iPhones que estejam em "apuros".

A Huawei apresentou em Londres o Mate 20 Pro, um telemóvel topo de gama para competir com o iPhone Xs Max da Apple e com o Galaxy Note 9 da Samsung. O novo modelo da marca chinesa está a ser bem recebido pela crítica, sobretudo por introduzir num mercado sedento de novidades algumas funcionalidades que ainda não foram exploradas por outras marcas. É o caso do sensor de impressões digitais embutido no ecrã e das três câmaras traseiras.

Mas não são as únicas novidades. A Huawei quis piscar o olho à concorrência e, para além de permitir carregar a bateria do Mate 20 Pro com recurso à tecnologia de carregamento sem fios, tornou possível que o próprio Mate 20 Pro carregue outros telemóveis. Isso mesmo. O novo telemóvel da Huawei serve de power bank para ajudar um amigo ou um colega numa situação de emergência. A tecnologia funciona com outros modelos que suportem carregamentos sem fios, entre os quais… os novos iPhones.

Para tal, a fabricante chinesa dotou o flagship de uma bateria com capacidade de 4.200 mAh, acima dos 3.174 mAh do iPhone Xs Max e dos 4.000 mAh do Galaxy Note 9. É carga suficiente para durar mais do que um dia normal de trabalho. Inclui a tecnologia de carregamento rápido da marca que permite, segundo a Huawei, carregar 70% da bateria em meia hora.

Este é o aspeto geral do Huawei Mate 20 Pro.Huawei

O Huawei Mate 20 Pro conta ainda com um ecrã OLED sem margens, que proporciona cores mais brilhantes, contrastadas e naturais. Tem 6,39 polegadas de diâmetro, pelo que é ligeiramente maior do que o novo topo de gama da Apple e, também, mais leve. Pesa 189 gramas, de acordo com as informações fornecidas pela marca. O iPhone Xs Max pesa mais de 200 gramas, segundo o comparador de telemóveis GSMArena.

A imprensa especializada tem destacado também a qualidade das três câmaras traseiras. Tratam-se de três lentes diferentes: um sensor de 40 MP, outro de 20 MP numa lente grande-angular e um terceiro de 8 MP com uma teleobjetiva. Podem funcionar de forma independente, para acorrer a qualquer ocasião de foto que surja à frente do utilizador. Conjugadas, dão ao Mate 20 Pro algumas funcionalidades de realidade aumentada, como a possibilidade de digitalizar um objeto real do mundo físico para, no futuro, o colocar, de forma virtual, num ambiente real. São lentes da marca Leica, que dão continuidade a uma parceria já longa entre as duas empresas.

Este telemóvel conta também com a tecnologia de reconhecimento facial a três dimensões, para desbloqueio do aparelho com o rosto, e uma porta USB-C que também funciona como saída de áudio das colunas, uma aposta de design que está a gerar curiosidade no mercado. Ainda assim, isso não impede o telemóvel de ser à prova de água e do pó. O novo modelo da Huawei também ainda com uma forte componente de inteligência artificial, que conta com a ajuda do novo processador da marca, o Kirin 980. São oito núcleos no total.

Ainda não há uma data para a chegada do Mate 20 Pro às lojas, mas deverá ser já no mês de novembro. Em Portugal, a empresa está a promover as pré-encomendas do novo modelo, por 1.049 euros, com oferta do novo relógio inteligente Huawei Watch GT para quem reservar até ao final deste mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Huawei Mate 20 Pro, o topo de gama Android que até carrega o iPhone

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião