Lembra-se do Aibo? O cão robô da Sony vai regressar às lojas

A Sony relançou o Aibo, o cão robô que pôs no mercado em 1999. A nova versão é mais inteligente do que nunca: conhece os donos, reage aos mimos e aprende truques. Só precisa de lhe carregar a bateria.

Este é o Aibo, o novo cão robô da marca japonesa Sony.Sony

A Sony lançou um cão robô que pode bem ser a melhor opção para quem quer um animal de estimação quando tempo é coisa que não abunda. A empresa anunciou que vai relançar o produto que já tinha posto no mercado em 1999, mas que decidiu descontinuar em 2006. Mais de uma década depois, o Aibo regressa ao mercado, numa versão melhorada e mais inteligente do que nunca.

O Aibo não precisa de ser alimentado, mas convém não se esquecer de lhe recarregar as baterias. Com um custo 2.899 dólares por unidade, o Aibo é sensível ao toque e reage aos mimos. Também é capaz de reconhecer os seus donos, graças a uma rede de sensores e à tecnologia de reconhecimento facial, de acordo com a Business Insider.

A somar a tudo isto, o novo cão robô da Sony consegue memorizar a planta da casa, numa clara aposta da empresa japonesa em demonstrar o que é capaz de fazer com a tecnologia atualmente existente. Claro que o Aibo também é capaz de receber comandos por voz, e não faria sentido se fosse de outra forma.

É possível ensinar truques ao Aibo.Sony

Segundo o mesmo jornal, com o tempo, o Aibo desenvolve a sua própria personalidade, consoante a experiência que for tendo com os donos. Também é possível ensinar truques novos ao cão robô da Sony, através de uma aplicação para smartphone (“My Aibo”), que também permite ver as fotografias que o Aibo vai tirando através da câmara que tem instalada na extremidade do focinho.

O Aibo já é vendido no Japão desde o ano passado, mas chega em setembro aos Estados Unidos, a tempo da época natalícia. Além disso, a empresa começou esta sexta-feira a fazer demonstrações com o novo produto em Nova Iorque. Mas o custo elevado deverá impedir que este novo “brinquedo” se propague tanto como as assistentes virtuais Alexa (Amazon), Google Home ou Homepod (Apple).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lembra-se do Aibo? O cão robô da Sony vai regressar às lojas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião