5 coisas que vão marcar o dia

INE atualiza dados do turismo. A operador brasileira apresenta resultados da primeira metade do ano. Em Cuba inicia-se a consulta pública ao projeto que vai retirar o comunismo da Constituição.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) atualiza os dados relativos ao desempenho do turismo na primeira metade do ano, numa altura em que o motor da economia nacional começa a dar sinais de abrandamento. O dia também fica marcado pelos resultados da operadora brasileira Oi após o fecho da bolsa. Lá fora, Cuba inicia a consulta pública ao anteprojeto de revisão constitucional. Entre as alterações previstas está a eliminação da referência ao comunismo na Constituição cubana.

Como vai o motor da economia?

O INE atualiza os dados relativos à atividade turística relativos ao primeiro semestre do ano. A estatística inclui já o mês de junho, o primeiro mês da época alta. Até maio, o motor da economia apresentava sinais de algum abrandamento em termos de dormidas e hóspedes, apesar de a hotelaria continuar a registar proveitos expressivos.

Oi apresenta resultados

A Oi apresenta resultados semestrais após o fecho da bolsa. A operadora brasileira, que está a braços com uma grave crise e tem em curso um plano de reestruturação que não é reconhecido em Portugal, regressou aos lucros no primeiro trimestre, tendo apresentado um ganho de sete milhões de euros entre janeiro e março.

Enfermeiros e trabalhadores portuários em greve

Os trabalhadores portuários iniciam uma greve de um mês ao trabalho suplementar. A ação de protesto foi convocada pelo Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL). Serão vários os portos nacionais afetados até dia 10 de setembro: Lisboa, Setúbal, Sines, Figueira da Foz, Leixões, Caniçal, Ponta Delgada e Praia da Vitória. Já os enfermeiros também iniciam hoje uma greve que decorre até sexta-feira. Em causa está a não conclusão de um acordo coletivo de trabalho que contemple principalmente a categoria de enfermeiro especialista. Os enfermeiros exigem ainda o descongelamento da carreira. A greve abrange todos os enfermeiros, independentemente do vínculo laboral, e tem a forma de “paralisação total e com abandono do local de trabalho”.

Cartel divulga relatório do petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo apresenta o relatório mensal do mercado petrolífero, onde deixa dados relativos à procura e oferta mundial. Isto numa altura particularmente sensível para os preços do barril, depois das sanções económicas aplicadas pelos EUA ao Irão ter dado força à cotação do ouro negro nos mercados internacionais.

Cuba consulta população para tirar comunismo da Constituição

Inicia-se o período de consulta popular do anteprojeto da reforma da Constituição de Cuba, num processo que vai durar até dia 15 de novembro. Entre as principais alterações ao texto que data de 1976 estão a eliminação de referências ao comunismo e o reconhecimento da propriedade privada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião