5 coisas que vão marcar o dia

  • Juliana Nogueira Santos
  • 14 Junho 2018

A comissão de inquérito dos CMEC vota os nomes dos convocados num dia que será marcado pela reunião do BCE. No Sporting a porta das saídas fecha-se, depois de 115 milhões terem já fugido.

Os convocados pelos partidos para se sentarem à mesa da comissão de inquérito dos CMEC vão ser votados, enquanto no plenário Francisca Van Dunem responde à convocação do PSD para falar sobre o estado da Justiça. No Sporting a porta das saídas fecha-se esta quinta-feira, depois de 115 milhões de euros já terem fugido. Isto tudo num dia marcado pela reunião do BCE.

Draghi fecha a torneira do BCE?

Será desta vez que a torneira do Banco Central Europeu se vai fechar? Os governantes do BCE vão estar reunidos para discutir os planos para a retirada dos estímulos económicos, mas a decisão final só deverá chegar no próximo mês. E qual é? Os estímulos não deverão ir para além deste ano. Já uma subida de juro estará nos planos de Mario Draghi para a segunda metade do próximo ano.

Qual é a lista final dos CMEC?

Após o Bloco de Esquerda ter iniciado a convocação dos nomes para serem ouvidos na comissão de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade (CMEC), os restantes partidos seguiram-lhe e propuseram nomes de governantes, ex-governantes, reguladores, ex-reguladores, entre outros. Ao todo são já 96 os nomes que foram propostos pelos vários partidos, sendo estes votados esta quinta-feira pelos membros da comissão liderada por Mercês Borges.

Van Dunem no Parlamento para falar da Justiça

Já no plenário vai estar presente outra convocação, desta vez feita pelo PSD. A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, vai ao plenário responder às questões dos deputados acerca do “Estado da Justiça”. Espera-se que entre os temas em cima da mesa estejam a esperada reforma do sistema judicial, nomeadamente as condições dos tribunais, e do que se pode esperar da pasta que lidera até ao final do ano.

Jogadores do Sporting têm até hoje para rescindir

Foram já seis os jogadores do Sporting que apresentaram o pedido de rescisão contratual, mas a debandada de ativos da SAD pode ainda não ter terminado. O prazo para apresentação da carta formal termina esta quinta-feira, dia em que se contam 30 dias após as agressões na academia de Alcochete. Até então, e com a saída de Rui Patrício, Podence, Gelson Martins, Bruno Fernandes, William Carvalho e Bas Dost, o clube leonino já perdeu 115 milhões de euros.

Pontapé de saída do Mundial 2018

Depois de tanta antecipação, dá-se o pontapé de saída para o Campeonato Mundial de Futebol, este ano na Rússia. O jogo inaugural da vigésima primeira edição desta competição vai pôr frente a frente a equipa da casa e a Arábia Saudita. Para ver os jogadores portugueses em campo terá de esperar até sexta-feira, dia em que a equipa das quinas irá defrontar a seleção espanhola.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião