Isabel Furtado, nova presidente da COTEC: “É importantíssimo transformar o conhecimento em bens tangíveis”

Isabel Furtado é a nova presidente da COTEC Portugal e a primeira mulher a assumir o cargo na associação portuguesa de incentivo à inovação. Ao ECO, a líder da TMG Automotive dá a primeira reação.

Isabel Furtado tornou-se a primeira mulher a presidir a COTEC Portugal.Paula Nunes/ECO

Isabel Furtado foi eleita nova presidente da COTEC, a Associação Empresarial de Inovação. Deverá cumprir um mandato de três anos e substitui assim Francisco de Lacerda (CTT), que presidia a instituição desde 2015. No dia em que decorreu a assembleia-geral da COTEC, a gestora portuguesa, líder da TMG Automotive, falou ao ECO sobre o que espera que seja este novo ciclo na associação.

Questionada sobre em que ponto gostaria de ver a COTEC daqui a três anos, Isabel Furtado afirmou que gostaria de ver a associação a fazer aquilo “para que foi feita”. Nomeadamente, a “introduzir este pensar de inovação dentro das organizações”. “É importantíssimo transformar o conhecimento que existe (e existe muito nas universidades) em bens. E em bens tangíveis, que possam acrescentar valor à nossa economia”, disse a nova presidente da COTEC.

“A COTEC é essencialmente uma plataforma de cooperação tecnológica. Portanto, é muito importante que o pensar inovação transborde para fora da COTEC e que seja posto em prática através do ‘fazer’ – e não só do ‘pensar'”, atirou a empresária que, a partir desta terça-feira, se torna a primeira mulher a liderar a Associação Empresarial de Inovação.

É muito importante que o pensar inovação transborde para fora da COTEC e que seja posto em prática através do ‘fazer’ – e não só do ‘pensar’.

Isabel Furtado

Presidente da COTEC Portugal

Sobre se o facto de ser mulher traz alguma diferença para o núcleo da COTEC, Isabel Furtado começou por desvalorizar esse facto. No entanto, reconheceu ser “um fator diferenciador”, mas que é mais “um fator natural, de evolução natural das empresas”. “Cada vez se veem mais mulheres nas empresas e eu não penso que venha a ser um fator de grande importância [que a associação seja presidida por] um homem ou uma mulher”, referiu. Dito isto, lembrou: “É um sinal de evolução e dos tempos. Temos três COTEC na Europa e a COTEC Espanha já é liderada por uma mulher. Agora somos duas”.

Sobre o que significa, a nível pessoal e profissional, esta nova experiência à frente desta instituição, Isabel Furtado assumiu que “é um grande desafio” e “uma grande responsabilidade”. A empresária compromete-se a aumentar “a influência” dos ideais da COTEC “dentro das empresas e para as empresas” e disse esperar uma maior “visibilidade internacional” da associação.

Além da assembleia-geral da COTEC, a associação promoveu esta terça-feira o 15.º Encontro Nacional de Inovação, o evento anual da organização. Decorreu em Évora durante a manhã, antes da reunião, no auditório da fabricante Embraer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isabel Furtado, nova presidente da COTEC: “É importantíssimo transformar o conhecimento em bens tangíveis”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião