Trump confirma reunião com Coreia do Norte. “Foi formada uma boa relação”

De confrontos verbais e demonstrações de força às conversações. A relação entre a Coreia do Norte e os EUA parece ter entrado num novo capítulo. Trump já avista desnuclearização.

Longe parecem estar os dias de confrontos verbais e demonstrações de força entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte. Esta quarta-feira, Donald Trump usou a sua rede social favorita (o Twitter) para confirmar que o diretor da agência CIA, Mike Pompeo, se encontrou mesmo com o líder desse país, Kim Jong-un. “A reunião correu muito bem e uma boa relação foi formada”, considerou o Presidente norte-americano.

Na sua breve declaração, o Chefe de Estado aproveitou ainda para deixar uma nota sobre um dos tópicos mais quentes na relação entre estes dois país: o armamento nuclear. “A desnuclearização será algo muito bom para o mundo, mas também para a Coreia do Norte”, disse.

Segundo a imprensa norte-americana, a reunião entre Kim Jong-un e Pompeo serviu para fechar alguns detalhes do encontro que o próprio Donald Trump terá com o líder norte-coreano a que, um dia, chamou de “little rocket man”.

Na terça-feira, o Presidente norte-americano já tinha adiantado que os EUA estão em conversações diretas com a Coreia do Norte e reforçou que a Casa Branca está a estudar cinco potenciais localizações para o encontro entre os dois líderes.

Na mesma ocasião, Donald Trump avançou que estaria de acordo se a Coreia do Norte e a Coreia do Sul discutissem o fim da guerra nessa península, no encontro em que Kim e Moon participarão, ainda este mês. A concretizar-se, esse Tratado de Paz substituiria o armistício suspendeu a Guerra da Coreia em 1953.

Mike Pompeo, que foi nomeado pelo empresário nova-iorquino para o cargo de Secretário de Estado, estará portanto a tratar dos detalhes da primeira reunião de sempre entre os líderes das potências em causa.

Depois de meses de confrontos verbais e de demonstrações de força — com a Coreia do Norte a testar alegadamente a arma nuclear mais poderosa de sempre — as relações entre estes dois países parecem ter entrado num novo capítulo de harmonia.

Na sequência da participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno, alguns oficiais da Coreia do Sul foram mesmo a Washington entregar a proposta de uma reunião de Kim Jon-un a Donald Trump, o que terá iniciado esta nova fase.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump confirma reunião com Coreia do Norte. “Foi formada uma boa relação”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião