Efacec escolhida para carregar carros elétricos nos Estados Unidos

A Efacec vai, nesta primeira fase, fornecer mais de 300 estações de carregamento à Electrify America, uma empresa do grupo Volkswagen. Este é um dos maiores projetos em carga rápida do mundo.

A Efacec foi selecionada pela Electrify America, uma empresa do universo Volkswagen, como um dos quatro fornecedores de equipamentos de carregamento ultrarrápido para veículos elétricos a instalar naquele que é o maior projeto do mundo em carga rápida.

A empresa do universo de Isabel dos Santos vai fornecer, na primeira fase do projeto mais de 300 estações de carregamento num total de 2000 equipamentos a instalar em 484 localizações nos Estados Unidos. O valor do contrato não foi contudo revelado. Contudo, fontes próximas à Efacec adiantam, ao ECO, que “este é um contrato muito relevante para a Efacec”. Em causa estão “vários milhões de euros”.

João Paulo Pinto, administrador da Efacec, adianta em comunicado que “a razão pela qual a Efacec está entre o grupo exclusivo de marcas escolhidas para realizar este projeto ambicioso, é a mesma pela qual está presente nos maiores e mais exigentes mercados de mobilidade elétrica do mundo: inovação tecnológica, capacidade de entrega e compromisso”.

No mesmo comunicado, a Efacec realça que “este projeto usará o primeiro carregador rápido com potência de 350 kw DC com cabo refrigerado certificado, que fornecerá velocidade de carregamento até 30 quilómetros por minuto, sete vezes mais rápido que os atuais carregadores de 50 kw DC”.

A empresa de Isabel dos Santos, pioneira na área da mobilidade elétrica, e que em fevereiro inaugurou as novas instalações para a área, destaca que “todos os aspetos do sistema de carregamento, da tecnologia ao design, são realizados pela Efacec, incluindo a gestão operacional nos Estados Unidos, que será fornecida pela Efacec USA”.

Para Cliff Fietzek, diretor de tecnologia da Electrify America, a Efacec vai ajudar “a fornecer tecnologia de carregamento ultrarrápida, adequada e eficiente para os veículos elétricos de hoje e para as maiores baterias a serem lançadas no mercado num futuro muito próximo”.

A instalação das primeiras estações de carregamento ultrarrápido ocorre já a partir desta primavera, sendo o objetivo ter todas as estações em operação ou em construção em 17 áreas metropolitanas e em autoestradas em 39 estados norte-americanos no verão de 2019. As estações vão ficar localizadas em locais de carregamento de veículos elétricos, com acesso a áreas comerciais, restauração, estacionamento e outras infraestruturas de conveniência.

A Electrify America foi criada no rescaldo do famoso caso do “diesel gate” e resultado de um acordo com o governo americano para eletrificação do país. A empresa vai investir 2 mil milhões de dólares até 2028 em infraestruturas, formação e acesso a veículos com emissão zero de carbono.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Efacec escolhida para carregar carros elétricos nos Estados Unidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião