PS aproxima-se da maioria absoluta. PSD também melhora

  • ECO
  • 16 Março 2018

As melhorias no PSD não são suficientes para abalar a liderança do atual Governo. O político mais popular continua a ser Marcelo Rebelo de Sousa, mas seguem-se António Costa e Rio.

O PS goza de cada vez mais popularidade entre os portugueses: nas sondagens do Expresso e SIC para março, o Executivo de António Costa sobe mais um pouco em direção à maioria absoluta. Consegue uma intenção de voto de 41,5%. Mas não é o único partido com razões para festejar: desde que Rui Rio tomou a dianteira dos social-democratas, estes assistiram à maior subida nas intenções de voto de toda a legislatura.

Há vários meses que o PS não desce da fasquia dos 40%, mas a popularidade do atual Governo não estagnou: subiu novamente em fevereiro, 0,2%, e chegou aos 41,5%. António Costa acompanha a subida do seu partido, e é o único a reunir cada vez mais a simpatia dos votantes. Fica, contudo, atrás do Presidente da República, que agrada a 64% da população — percentagem que compara com os 34% de Costa.

Rui Rio só consegue conquistar uma popularidade de 10%, mas o partido de Rio conseguiu um aumento de 1,5% nas intenções de voto. O PSD já vinha a registar subidas desde o início da legislatura, mas nunca acima de 0,7%. As melhorias notam-se um mês depois do congresso laranja, após a escolha de Elina Fraga para a direção do partido e de Fernando Negrão para a bancada parlamentar do PSD, que subiu ao cargo com mais votos brancos e nulos do que favoráveis.

Grafismo Expresso

Atrás do PSD, aparecem o Bloco de Esquerda, CDU, o CDS e o PAN, por esta ordem. Entre estes, só a CDU sobe, fixando-se a meio ponto de distância do BE. Apesar de liderar a segunda força política menos relevante, Assunção Cristas é a terceira líder partidária mais querida entre os portugueses, com um saldo de 7,9% de popularidade.

Estas sondagens foram feitas entre 8 e 14 de março, por entrevista telefónica. O erro máximo da amostra é de 3,08% para um grau de probabilidade de 95%. Para mais informações, pode consultar a ficha técnica no final do artigo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS aproxima-se da maioria absoluta. PSD também melhora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião