Hoje nas notícias: Fatura da luz, hospitais e espaço

  • ECO
  • 16 Fevereiro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os hospitais com gestão pública empresarial, que viram o montante para o pagamento de dívidas aos fornecedores bloqueado pelo Estado, e as casas que estão a ser vendidas em menos de três meses são os assuntos que marcam a atualidade nacional. Destaque ainda para os subsídios à indústria na fatura da luz que se vão ficar pelos 88 milhões de euros em 2018.

Subsídios à indústria na fatura da luz chegam aos 88 milhões

Os consumidores vão pagar, este ano, cerca de 88,4 milhões de euros do serviço conhecido por interruptibilidade, como apontam as contas da ERSE. Este serviço garante um desconto na fatura da eletricidade a empresas industriais que estejam inscritas como grandes consumidores e que estão disponíveis para reduzir o consumo em caso de emergência. A ERSE prevê que os gastos com estes subsídios sejam, assim, 24 milhões de euros mais reduzidos que em 2017. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Capa do Público de 16 de fevereiro de 2018.Público

Imóveis demoram menos de 90 dias a serem vendidos

O dinamismo do mercado imobiliário em Portugal resultou em transações mais rápidas em 2017, segundo as contas da APEMIP. Em média, são necessários menos de 90 dias para que uma casa seja vendida, com os responsáveis das principais imobiliárias a operar em território nacional a corroborarem essas contas. A maior parte das transações durante o ano passado fora realizadas por particulares e envolveram crédito. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Alberto João Jardim diz que Rio não tem a obrigação de ganhar as legislativas

O antigo presidente da Madeira, Alberto João jardim, afirma que o novo líder do PSD não tem já a obrigação de ganhar as legislativas, mas sim que faça tudo para as ganhar: “apresente bons candidatos, um programa que, não sendo demagógico, mereça a concordância, não só da população de Lisboa mas do povo de todo o país”. Em resumo, “que todo o país se reveja nesse programa”. Leia a entrevista completa na TSF (acesso livre).

Governo impede hospitais de pagarem aos fornecedores

O dinheiro relativo ao pagamento de dívidas aos fornecedores foi, em janeiro, transferido para as contas de 39 hospitais de gestão pública empresarial por parte do Ministério das Finanças. Eram, no total, 500,19 milhões de euros. No entanto, horas depois, os Finanças congelaram essa quantia, impedindo os hospitais de poder pagar as dívidas. Ainda não se sabe quando é que esta verba será descongelada. Leia a notícia completa na edição em papel do Jornal de Notícias.

Capa do Jornal de Notícias de 16 de fevereiro de 2018.Jornal de Notícias

Portugal tem nova estratégia para o espaço

O Governo aprovou um pacote de medidas com o objetivo de ajudar o país a conquistar um lugar na exploração do espaço. A acrescentar à lei do espaço, que já era uma promessa, foi lançada também uma nova estratégia nacional do espaço, com o nome Portugal Espaço 20130, e as condições de instalação do novo Centro Internacional de Investigação do Atlântico. Prevê-se ainda a criação, instalação, financiamento e operacionalização da Agência Espacial Portuguesa. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Fatura da luz, hospitais e espaço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião