Facebook quer apostar nas comunidades: tome nota das cinco novidades

Rede social anunciou esta sexta-feira investimento específico em comunidades: a ideia é capacitar os líderes de todo o mundo que estão a construir redes via app e serviços do Facebook.

Facebook anuncia novidade ligada a comunidades.Facebook

O Facebook anunciou esta sexta-feira, no Communities Summit Europe, em Londres, um novo programa global que tem como objetivo investir em pessoas que estão a construir comunidades na rede social, a que chamou Facebook Community Leadership Program.

A novidade da rede social fundada por Mark Zuckerberg tem como objetivo alocar dezenas de milhões de dólares ao programa, “incluindo dez milhões de dólares que vão diretamente para as pessoas que estão a criar e a liderar as comunidades”, anunciou a empresa em comunicado.

Além do investimento monetário, o Facebook anunciou outras novidades que passam pela criação de novas ferramentas para os administradores dos grupos e o reforço da equipa de engenharia de Londres, que está diretamente ligada ao desenvolvimento da tecnologia que ajuda a manter as pessoas seguras no Facebook.

Entre as grandes novidades, encontram-se as seguintes:

  1. Investimento. O Facebook quer alocar dezenas de milhões de dólares ao programa Community Leadership Program. Entre o bolo geral estarão até 10 milhões de dólares em subsídios que vão diretamente para as pessoas que estão a criar e a liderar comunidades.
  2. Novas ferramentas. No anúncio da manhã desta sexta-feira, a rede social comunicou que vai introduzir novas ferramentas para os administradores de grupos.
  3. Reforço na segurança e na equipa. O Facebook vai reforçar a equipa de engenharia de Londres que desenvolve tecnologia para ajudar a manter as pessoas seguras na rede social. Até ao fim de 2018, a equipa de Londres duplicará.
  4. Residência e fellowship, com formação, apoio e fundos para líderes das comunidades em todo o mundo. No programa de residência, serão escolhidos cinco líderes para se tornarem residentes e premiados cada um com até um milhão de dólares. No de fellowship, os 100 líderes selecionados recebem até 50 mil dólares para iniciativas específicas da comunidade. As candidaturas podem ser feitas aqui.
  5. Círculos de liderança de comunidade, que vão juntar gestores locais para se reunirem presencialmente e aprenderem a colaborar entre si. Em 2017, o Facebook organizou três grupos piloto nos Estados Unidos. Agora vai escalar a ideia.

A conferência, que foi transmitida em direto via Facebook, contou com a presença de mais de 300 gestores de comunidades de toda a Europa e Portugal não foi exceção: do Porto foi Liliana Castro, fundadora da plataforma e rede Portuguese Women in Tech e, do sul, seguiram os gestores da comunidade do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook quer apostar nas comunidades: tome nota das cinco novidades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião