5 coisas que vão marcar o dia

O INE divulga os dados da inflação em dezembro e o BCE publica as atas da última reunião de política monetária. Santana Lopes e Rui Rio debatem pela última vez.

O dia começa com o último frente a frente entre Pedro Santana Lopes e Rui Rio, candidatos à presidência do PSD. É também dia de conhecer os dados da inflação em dezembro, bem como as atas da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Haverá também uma reunião dos responsáveis da ADSE para rever as tabelas de preços, e a Jerónimo Martins divulga resultados de 2017.

ADSE revê preços

O Conselho Geral e de Supervisão da ADSE reúne-se para analisar a sustentabilidade do sistema e rever as tabelas de preços das consultas de clínica geral e de especialidade. Há várias alterações ao modo de funcionamento do subsistema de saúde dos funcionários públicos que ficaram decididas ainda em 2017, mas só este ano é que os beneficiários vão ser afetados. Em causa está uma alteração ao diploma que estabelece o funcionamento e o esquema de benefícios da ADSE.

BCE publica atas da última reunião

O BCE vai publicar as atas da última reunião de política monetária do conselho de governadores do banco central, decorrida a 13 e 14 de dezembro do ano passado. Nessa reunião, o BCE decidiu manter a taxa de juro de referência em 0% reviu as projeções para a economia mundial. Mario Draghi antecipou que a economia irá crescer 2,4% em 2017 e abrandar a recuperação para 1,7% em 2020.

INE divulga dados da inflação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados da inflação relativos a dezembro do ano passado. Em novembro, a inflação acelerou para 1,5%, valor superior em 0,1 pontos percentuais à que tinha sido registada em outubro. A contribuir para a subida dos preços em Portugal tem estado, sobretudo, o turismo. Também esta manhã, o INE divulga ainda as perspetivas de exportações de bens para este ano.

Jerónimo Martins presta contas

A Jerónimo Martins vai divulgar os resultados preliminares das vendas no conjunto de 2017, após o fecho do mercado. No acumulado de janeiro a setembro do ano passado, a retalhista lucrou 285 milhões de euros, valor que representou uma quebra acentuada face a igual período de 2016. Já as vendas aumentaram para os 11,9 mil milhões de euros nesse período.

Santana e Rio debatem pela última vez

Pedro Santana Lopes e Rui Rio enfrentam-se pela última vez antes das eleições internas para a presidência do PSD, que decorrem no sábado. Desta vez, os dois vão estar frente a frente num debate conduzido pela Antena 1 e pela TSF. Ambos já foram várias vezes entrevistados e, no que toca à estratégia económica para o país, as propostas são semelhantes: prioridade ao crescimento económico, alívio fiscal para as empresas e contenção orçamental. Resta saber que novidades trazem ao último debate.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião