Wall Street arranca no vermelho com subida de juros à vista

As ações norte-americanas estão a reagir à possibilidade de ocorrer anda este ano mais uma subida dos juros nos EUA, bem como ao plano de a Fed começar a reduzir o seu balanço em outubro.

As ações norte-americanas arrancaram a sessão no vermelho, apesar de apresentar perdas ligeiras. A desvalorização dos principais índices bolsistas norte-americanos acontece um dia depois de a Reserva Federal (Fed) ter sinalizado que poderá subir os juros ainda este ano, bem como irá dar o pontapé de saída à retirada dos estímulos económicos. O anúncio apanhou de surpresa o mercado, condicionando assim o desempenho das ações.

O índice S&P 500 arrancou a desvalorizar 0,04%, para os 2.507,16 pontos, enquanto o Nasdaq abriu a perder 0,12%, para os 6.448,57 pontos, respetivamente. Os principais índices bolsistas norte-americanos cedem terreno após o banco central ter indiciado esta quarta-feira que poderá avançar ainda este ano com a terceira subida da taxa de juro de referência, apesar da baixa inflação, ao mesmo tempo que vai reduzir o programa de estímulos económicos, já em outubro.

“Ontem foi um dia decisivo — o início do fim do quantitative easing“, afirmou a este propósito Bhanu Baweja, estratega do UBS, em entrevista à Bloomberg TV.

A decisão dos políticos dos EUA de deixar a taxa de juro de referência inalterada era totalmente esperada, mas as suas previsões relativamente aonde vão estar no final do ano apanharam o mercado de surpresa. O mercado aponta agora para uma probabilidade de 70% de a Fed anunciar uma subida dos juros na reunião de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street arranca no vermelho com subida de juros à vista

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião