Pagamentos digitais continuam a ganhar terreno em Portugal

  • ECO
  • 21 Setembro 2017

Faz pagamentos ou transferências de dinheiro através do seu smartphone? Saiba que integra uma maioria. Embora as preocupações permaneçam, o mobile money continua a conquistar os portugueses.

Em Portugal, 75% dos consumidores utiliza os seus dispositivos móveis para pagamentos ou gestão de contas bancárias, revela um estudo anual de pagamentos digitais da Visa. O país segue, portanto, a acompanhar a tendência europeia, com uma percentagem de adesão de 77%.

O mesmo estudo dá conta de que 59% dos portugueses utilizam dispositivos como smartphones, tablets e werables para acederem a aplicações bancárias, 48% efetua pagamentos e 42% transfere dinheiro para amigos e familiares, tudo a partir desses equipamentos.

Os millennials são o grupo que mais aderem ao mobile money, sendo que na Europa, 86% dos inquiridos com idades entre os 18 e os 34 anos afirmam utilizarem a modalidade de pagamento. Em Portugal, 94% dos millennials pretendem aderir ao mobile money dentro de três anos. O grupo etário mantém-se acima da média nacional no que toca às transferências de dinheiro online, com 52% a aderirem.

As preocupações com a segurança e a privacidade dos dados pessoais continua a ser uma constante: o nível de conforto com a tecnologia móvel em Portugal é de 50%, acima dos 46% médios em toda a Europa. Já a segurança é uma preocupação para 64% dos portugueses. No entanto, os métodos biométricos como a leitura de impressões digitais e scan da íris estão a ganhar a confiança entre 84% dos consumidores europeus. Em Portugal a percentagem é de 86%. Os baby boomers e os millennials são os maiores confiantes nos novos métodos.

Paula Antunes da Costa, Country Manager da Visa em Portugal comenta os resultados do estudo: “Estamos entusiasmados com os resultados deste estudo e com a confiança e entusiasmo que os consumidores”, afirma, salientando o contexto dos millennials portugueses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pagamentos digitais continuam a ganhar terreno em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião