BCE vai lançar “concorrente” à taxa Euribor

Depois dos problemas e escândalos na fixação das Euribor, o Banco Central Europeu prepara-se agora para lançar uma taxa de referência alternativa até 2020.

Mario Draghi vai introduzir nova taxa interbancária no mercado até 2020.Flickr BCE

O Banco Central Europeu (BCE) vai lançar uma nova taxa de referência para os depósitos dos bancos até 2020, criando um “concorrente” às atuais taxas Euribor que são fixadas pelos próprios bancos, isto depois dos escândalos de manipulação destas taxas que servem de referência para muitos contratos dos bancos, incluindo para comprar casa.

Esta taxa irá “ser um complemento às taxas que são fixadas pelo setor privado e irá servir como patamar para estas taxas”, refere o banco central. “Terá como base apenas as transações em euros que são anunciadas pelos bancos”, acrescenta a autoridade monetária do euro liderada por Mario Draghi.

Em junho, o BCE anunciou que não iria assumir qualquer papel na substituição das taxas Euribor, depois de a European Money Markets Institute (EMNI), responsável pela taxa que serve de base às prestações dos créditos, ter considerado que não era exequível por agora alterar a fórmula de cálculo da Euribor. Ainda assim, voltou atrás e vai lançar a sua taxa de referência.

“As taxas de juro de referência estão atualmente sob reformas profundas. O BCE decidiu tomar a iniciativa dado que as taxas têm um papel importante de âncora nos contratos nos mercados financeiros”, argumenta o banco central em comunicado no seu site.

"[Nova taxa] irá ser um complemento às taxas que são fixadas pelo setor privado e irá servir como patamar para estas taxas (…). Terá como base apenas as transações em euros que são anunciadas pelos bancos.”

Banco Central Europeu

Segundo o BCE, a nova taxa será lançada até 2020. Terá como base “todas as transações realizadas na Zona Euro que são reportadas pelos bancos de acordo com o reporte estatístico do mercado monetário do BCE”. Mas o benchmark terá outras características que serão apresentadas ao setor financeiro já no próximo ano.

“As características desta nova taxa de juro overnight serão comunicadas aos participantes do mercado ao longo de 2018. Eles serão depois convidados a darem o seu contributo à abordagem sugerida”, explica a entidade.

Atualmente, a definição dos valores diários da Euribor resulta da comunicação por um conjunto de bancos da Zona Euro da taxa a que estão disponíveis para concederem empréstimos a outros bancos em diferentes prazos (desde semanas a vários meses).

Estas taxas interbancárias servem de referência para muitos dos contratos das instituições financeiras, como os empréstimos às famílias ou às empresas. Além disso, estão indexadas a múltiplos produtos financeiros transacionados nos mercados financeiros.

(Notícia atualizada às 11h17)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE vai lançar “concorrente” à taxa Euribor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião