5 coisas que vão marcar o dia

Os lesados do Banif poderão dar um passo importante na batalha pela recuperação do dinheiro que investiram no banco madeirense. No mesmo dia, o Eurostat divulga os dados do PIB europeu.

Dois dias depois de terem sido publicados os dados nacionais relativos à evolução da economia, será a vez de conhecer o crescimento da zona euro no segundo trimestre. Por cá, os lesados do Banif vão reunir-se com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) para discutir as reclamações entregues ao regulador. Lá fora, a Reserva Federal (Fed) norte-americana divulga as minutas da última reunião e as grandes empresas continuam a apresentar resultados semestrais.

Depois do PIB nacional, o europeu

Depois de o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter revelado que o PIB nacional cresceu 2,8% no segundo trimestre, é a vez de o Eurostat publicar os dados a nível europeu. O gabinete de estatística divulga esta manhã a segunda estimativa rápida do crescimento do PIB na União Europeia e na zona euro. Os economistas consultados pela Bloomberg antecipam que a nota desta quarta-feira venha confirmar os dados já divulgados a 1 de agosto, quando o Eurostat deu conta de que o PIB da zona euro cresceu 2,1% no segundo trimestre, face a igual período do ano passado.

CMVM recebe associação dos lesados do Banif

A Associação dos Lesados do Banif (Alboa) vai reunir-se com a presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias. As duas partes vão discutir as cerca de mil reclamações entregues ao regulador do mercado pelos lesados do Banif, que argumentam que houve venda fraudulenta de produtos financeiros por parte do banco madeirense. Depois de ter entrado em vigor o novo regime dos fundos de recuperação de créditos, que permite que os lesados dos bancos alvo de resolução recuperem parte do montante investido, os lesados do Banif poderão dar, com esta reunião, mais um passo importante, para que a CMVM possa analisar as queixas e concluir se houve, ou não, venda fraudulenta, tem ainda de receber uma série de documentos, que têm de ser enviados pelo Santander Totta, banco que ficou com o Banif no âmbito da resolução.

Fed divulga minutas da última reunião

O mercado estará atento às minutas que a Fed vai divulgar, relativas à última reunião de política monetária, decorrida a 25 e 26 de julho. Nessa reunião, a Comissão do Mercado Aberto decidiu manter a taxa de juro diretora entre 1% e 1,25%. As minutas divulgadas esta quarta-feira poderão dar pistas sobre quando é que a Fed pretende voltar a aumentar os juros. A próxima reunião está marcada para os dias 20 e 21 de setembro.

Continua a época de apresentação de resultados

Lá fora, continua a época de apresentação de resultados semestrais. Esta quarta-feira, nos Estados Unidos, será a vez da Tencent Holdings, da Target, da Carlsberg ou da Cisco. Os bons resultados das grandes empresas têm representado um dos maiores contributos para a boa prestação das bolsas norte-americanas, que vêm renovando máximos nas últimas semanas.

EUA divulgam dados das reservas de petróleo

Ainda do lado dos mercados, o departamento de energia norte-americano divulga o relatório semanal sobre as reservas de petróleo. Isto numa altura em que os preços da matéria-prima têm sido castigados pelo excesso da oferta face à procura — um desequilíbrio que, a julgar pelos últimos relatórios das Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e da Agência Internacional de Energia, irá manter-se nos próximos tempos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião