OPA da Altice é “oportuna” e “condições são adequadas”, diz Media Capital

A Altice propõe comprar a Media Capital por 440 milhões de euros e a administração da dona da TVI dá um parecer favorável à proposta.

A Media Capital considera que a oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela Altice, no mês passado, é “oportuna” e que a contrapartida oferecida é “adequada”, informa a empresa, em comunicado enviado, esta sexta-feira, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Altice propõe comprar a totalidade da Media Capital por 440 milhões de euros. Dentro deste montante, está incluída a OPA pelos cerca de 5% do capital da dona da TVI que estão dispersos em bolsa (94,96% da Media Capital são detidos pela Prisa). Por estes 5%, a Altice oferece uma contrapartida de 2,5546 euros por ação, valor que incide sobre o total de mais de 84 milhões de ações, avaliando a oferta em 11,5 milhões de euros.

É sobre essa oferta que os administradores da Media Capital emitem agora um parecer positivo. “O Conselho de Administração considera que a oferta não é inoportuna, na medida em que, no seu entender, não afeta o normal desenvolvimento da Media Capital, sendo ainda certo que a mesma foi lançada em cumprimento do dever de lançamento de uma ‘Oferta Pública Geral e Obrigatória de Aquisição’ em virtude de serem imputáveis à oferente mais de metade dos direitos de voto correspondentes ao capital social da Media Capital, na sequência da celebração do Contrato de Compra e Venda”, pode ler-se no parecer emitido pela Media Capital.

A Media Capital entende que a contrapartida oferecida é “adequada”, mas considera que é também “adequado um eventual aumento ou revisão em alta” dessa mesma contrapartida, “encontrando-se num intervalo de valorização da sociedade visada que se considera razoável e apropriado”.

A estratégia proposta pela Altice passa pelo crescimento da Media Capital no mercado português, o aumento do investimento na TVI 24 e a criação de novos serviços. Este é um plano que a Media Capital vê com bons olhos. “O Conselho de Administração considera positiva a estratégia, designadamente, a manutenção e reforço da aposta na estratégia digital da TVI e a manutenção e reforço da política de investimento em conteúdos portugueses”, refere a empresa.

“O Conselho de Administração defende ainda que o grupo Media Capital deva manter e conservar sempre a independência editorial dos órgãos de comunicação social sob a sua gestão, bem como a linha e estratégia editoriais que definem o estilo jornalístico e de comunicação seguido pelo grupo e que o distinguem dos demais órgãos de comunicação social em Portugal”, acrescenta.

Por estes motivos, conclui o comunicado, “o Conselho de Administração da Media Capital considera que a oferta é oportuna e que as respetivas condições são adequadas”.

Notícia atualizada às 12h47 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPA da Altice é “oportuna” e “condições são adequadas”, diz Media Capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião