Lucros não impedem queda de 4% do BCP

As ações do BCP são as que mais perdem no PSI-20, apresentando o pior registo dos últimos dois meses.

A sessão até começou bem, com o BCP a acelerar na abertura da sessão bolsista portuguesa. Mas rapidamente o sentimento mudou, com os títulos do banco liderado por Nuno Amado a passarem a liderar as quedas do índice, que chegaram aos 4%. Nem a passagem do banco de prejuízos para lucros, está a ser suficiente para manter o BCP acima da linha de água. O BCP está a sofrer as maiores perdas em dois meses.

As ações do BCP BCP 2,84% recuam 3,12%, para os 24,5 cêntimos, com o título a apresentar o pior registo desde meados de maio. Esta quebra acontece apesar de o banco ter anunciado nesta quinta-feira que no primeiro semestre deste ano conseguiu passar de prejuízos para lucros. O banco liderado por Nuno Amado reportou nos primeiros seis meses do ano lucros de 89,9 milhões de euros.

Os resultados ficaram acima daquilo que era previsto pelos analistas, com o CaixaBI a aplaudir os números conseguidos pelo banco. “Ainda que continuando a apresentar um baixo nível de rentabilidade, é nosso entendimento que o BCP divulgou um conjunto de resultados positivo”, refere o analista André Rodrigues numa nota divulgada nesta manhã, salientando que “a evolução recorrente das principais variáveis manteve-se positiva”. O analista explica que esta dinâmica foi “visível no crescimento das principais linhas de receitas”, na estabilização do custo do risco de crédito em c. 120pts e na redução significativa do stock de ativos problemáticos (“NPEs”)”.

Aparentemente, são notícias que não justificariam uma queda, sobretudo tão acentuada, dos títulos do BCP. Contudo, o BCP à semelhança das restantes cotadas do PSI-20 (cai acima de 1%) parece não estar a conseguir escapar ao sentimento negativo das pares europeias. Os principais índices bolsistas do Velho Continente seguem no vermelho, pressionados por resultados aquém do esperado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros não impedem queda de 4% do BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião