Já pode testar a rede de bicicletas partilhadas em Lisboa

  • Lusa
  • 19 Junho 2017

Os voluntários podem começar a testar a rede de bicicletas partilhadas em Lisboa já esta quarta-feira. O passe anual deverá custar 36 euros e o bilhete diários dez euros.

A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) informou hoje que a rede de bicicletas partilhadas começa a ser testada por voluntários e por convidados na quarta-feira, depois de ter estimado iniciar esta fase em março.

Em declarações à agência Lusa, fonte da EMEL indicou que, durante a manhã de quarta-feira, haverá uma apresentação do projeto aos jornalistas, enquanto à tarde será explicado aos voluntários que se inscreveram para o testar e aos convidados da empresa que também o farão. “Esperamos que esta fase dure um mês”, acrescentou a mesma fonte.

Em meados de fevereiro passado, a EMEL divulgou que iria abrir candidaturas para os voluntários que quisessem, durante o mês de março, testar a rede de bicicletas partilhadas no Parque das Nações, fazendo depois recomendações ao projeto. Porém, a introdução “de melhoramentos” na rede e a “instalação das infraestruturas” originaram atrasos no arranque, apontou a fonte da empresa.

Em causa está uma rede de 1.410 bicicletas (940 elétricas e 470 convencionais) distribuídas por 140 estações: 92 no planalto central da cidade, 27 na baixa e frente ribeirinha, 15 no Parque das Nações e seis no eixo entre as avenidas Fontes Pereira de Melo e da Liberdade. Inicialmente, avançará apenas uma fase piloto com 10 estações e um máximo de 100 bicicletas no Parque das Nações.

Onde pode encontrar as estações de bicicletas

Fonte: EMEL

Todas as bicicletas estarão associadas a uma aplicação móvel (intitulada Lisboa Bike Sharing), através da qual será possível utilizar a rede. O investimento da EMEL no projeto é na ordem dos 23 milhões de euros, através de um contrato de prestação de serviços celebrado com a empresa portuguesa Órbita, para um período de oito anos.

De acordo com o plano de negócio do projeto, divulgado em fevereiro do ano passado, o passe anual deverá custar 36 euros e o bilhete diário dez euros, pelo que a empresa perspetiva uma receita de 897.321 euros por ano.

Relativamente à publicidade, o plano de negócio prevê a cobrança de 350 euros por bicicleta, o que deverá representar um encaixe financeiro anual superior a 400 mil euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já pode testar a rede de bicicletas partilhadas em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião