Assembleia da República entra nas redes sociais para chegar aos jovens

Objetivo passa por divulgar trabalhos parlamentares em redes como o Facebook e Twitter junto dos mais jovens. Mas há regras. Como a moderação da interação entre Assembleia e cidadãos.

A Assembleia da República está a preparar a entrada no mundo das redes sociais. O objetivo passa por divulgar toda a informação relacionada com a atividade parlamentar em plataformas como o Facebook e Twitter junto do público mais jovem. Mas há regras. Por exemplo, quando houver interação com os cidadãos “através de comentários, estes devem ser sujeitos a moderação por parte dos serviços da Assembleia“.

No projeto de resolução, que todos os partidos com assento parlamentar assinaram à exceção do PAN, é referido que a “Assembleia da República deve assegurar presença institucional nas redes sociais” (…) “como forma de melhorar o exercício da cidadania e de atingir as gerações mais jovens”. E nestas plataformas deverá divulgar “informação relacionada com a atividade da Assembleia da República, nomeadamente dos conteúdos disponibilizados pelo Canal Parlamento e pelo portal da Assembleia da República”, acrescenta.

Ainda assim, a presença da Assembleia da República está sujeita a “critérios e objetivos” a que devem obedecer as publicações nas redes sociais. O teor da informação das publicações deve ser “sintético, claro, objetivo e equidistante“. E estes posts e tweets deverão divulgar os trabalhos realizados no âmbito parlamentar, devendo apresentar ligações para as emissões de reuniões plenárias, de reuniões das comissões parlamentares, de outros eventos relevantes organizados pela Assembleia da República ou com a sua participação, e ainda de informação sobre a programação do Canal e sobre a agenda parlamentar.

Adicionalmente, é proposta a divulgação de vídeos do Canal Parlamento e outros conteúdos pedagógicos sobre o funcionamento, história e património da Assembleia da República.

A entidade responsável pela gestão das redes sociais será o Gabinete de Comunicação da Assembleia, seguindo as diretrizes aprovadas pelo Conselho de Direção e salvaguardando sempre os procedimentos específicos de cada comissão parlamentar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Assembleia da República entra nas redes sociais para chegar aos jovens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião