Montepio melhora estimativa para crescimento do PIB para 1,8% em 2017

  • Lusa
  • 3 Abril 2017

O Governo definiu como meta de crescimento económico para este ano 1,5%. Depois de 1,4% em 2016, prevê-se que o Executivo reveja em alta a estimativa no Programa de Estabilidade.

O Montepio reviu esta segunda-feira em alta a estimativa do crescimento da economia portuguesa no primeiro trimestre, prevendo agora que avance até 0,5% em cadeia, e para o conjunto do ano, antecipando que o PIB melhore 1,8%. Na semana passada, o ministro das Finanças, Mário Centeno, referiu que o Governo vai rever a meta do crescimento económico de 1,5% — o número do OE2017 — para perto de 2% em abril.

No semanal de economia divulgado hoje, o departamento de estudos do Montepio revê em alta ligeira a estimativa de crescimento em cadeia do PIB no primeiro trimestre, em 0,1 pontos percentuais, apontando agora para um “acréscimo entre 0,3% e 0,5%”, o que pode significar uma ligeira desaceleração face ao trimestre anterior, que registou uma subida em cadeia de 0,6%.

Isso faz com que os economistas do banco voltem a rever em alta também a previsão de crescimento anual, também em 0,1 pontos percentuais, de 1,7% para 1,8% – coincidindo com a estimativa do Banco de Portugal, divulgada na semana passada.

O Montepio justifica esta revisão com “os dados robustos sobre atividade retalhista e industrial em fevereiro (forte subida mensal no primeiro caso, com uma descida no segundo caso, mas recaindo sobre dados fortemente revistos em alta), bem como a nova subida do indicador de sentimento económico no mês de março, superando, pela primeira vez, os níveis pré crise de 2008/2009)”.

Os economistas do departamento de estudos do Montepio já tinham revisto a sua estimativa de crescimento do PIB de 1,5% para 1,7% (depois do crescimento verificado no último trimestre de 2016 e fruto do efeito de ‘carry-over’ ou arrastamento).

A estimativa fica acima da antecipada pelo Governo (1,5%) prevista no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), divulgado em outubro, embora o ministro das Finanças, Mário Centeno, tenha já admitido rever (no Programa de Estabilidade, que será apresentado no parlamento a 19 de abril) em alta a previsão de crescimento para um valor mais perto de 2%.

Por outro lado, o Montepio mantém inalterada a previsão para o défice orçamental nos 1,8% do PIB (acima dos 1,6% estimados pelo Governo no OE2017), considerando que os dados já conhecidos da Direção-Geral de Orçamento (DGO) sobre a execução orçamental deste ano (até fevereiro) “revelaram resultados menos favoráveis do que os apresentados um ano antes, mas sendo influenciados por fatores temporários”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montepio melhora estimativa para crescimento do PIB para 1,8% em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião