A moeda mais segura do mundo sai hoje à rua

  • Juliana Nogueira Santos
  • 28 Março 2017

Doze lados, duas cores, hologramas e um sistema de alta tecnologia para prevenir a falsificação. A nova moeda de uma libra é considerada a moeda mas segura do mundo e começa hoje a circular.

Depois de três meses de desenvolvimento, a “moeda mais segura do mundo” entra esta terça-feira em circulação. A nova moeda de uma libra, que foi pensada de maneira a que a sua falsificação seja impossível, começa hoje a andar de mão em mão em território britânico e promete mudanças drásticas no campo da contrafação.

O Tesouro britânico considerou este passo indispensável para lutar contra a contrafação desta moeda que antes se apresentava demasiado vulnerável. Segundo os dados da The Royal Mint, a entidade que produz as moedas no Reino Unido, uma em cada 30 moedas de uma libra são falsificadas. Tendo em conta que existem cerca de 30 mil milhões de moedas em circulação, estima-se que 1,6 mil milhões de libras sejam contrafeitas.

E o que é que faz desta moeda “mais segura do mundo”, como é apelidada pelo estado britânico?

  • Doze lados: A moeda volta a ter a forma que foi usada de 1937 a 1971 e que permite que seja reconhecida rapidamente pelo toque.
  • Dois metais: Com um anel exterior dourado de bronze de níquel e o interior prateado de liga niquelada, a moeda passa a ter duas cores.
  • Imagens holográficas: O ícone que se situa abaixo da silhueta da rainha é um holograma que muda do símbolo da libra para o número um conforme o ângulo do qual é visto.
  • Letras muito pequenas: A moeda incluí gravações muito pequenas dos dois lados, sendo que na face “cara” pode ler-se “ONE POUND” e na “coroa” o ano em que esta foi produzida.
  • Arestas serrilhadas: Seis das doze arestas são serrilhadas alternadamente.
  • Ferramenta escondida de alta segurança: É nesta ferramenta que está o mecanismo de alta tecnologia que vai proteger a moeda de ser falsificada. A este foi dado o nome de iSIS, que significa Integrated Secure Identification System, e já era utilizado nas notas em circulação.

Uma atualização que demorou 30 anos

A moeda antiga, que esteve em circulação durante 30 anos, era redonda e dourada, com a cara da rainha numa face e os símbolos dos países constituintes do Reino Unido na outra face. A nova moeda conta, para além das novidades acima descritas, com um design revitalizado.

A antiga moeda de uma libra apresentava características que a tornavam vulnerável a falsificações.The Royal Mint

Estas atualizações foram desenhadas por David Pearce, um estudante de 17 anos, e incluem um novo símbolo na “coroa” que representa a rosa inglesa, o alho-porro galês, o cardo escocês e o trevo norte-irlandês, todos unidos por uma coroa. Ainda assim, o retrato da rainha é o mesmo que estava gravado na antiga moeda.

A novo moeda tem 12 lados, um design renovado e um sistema que previne a falsificação.The Royal Mint

 

Preparação para a nova moeda

Como acontece sempre que há uma atualização de moeda, os negócios e os utilizadores têm de se preparar para esta transição. Até agora, todos os equipamentos automáticos foram atualizados para passarem a aceitar esta moeda e foram dadas indicações aos negociantes para passarem a ter mais atenção às moedas que recebem.

A partir de hoje e até dia 15 de outubro, a moeda antiga e a moeda nova estarão a circular simultaneamente e os bancos aceitarão trocas, mas daí em diante a moeda redonda deixa de ser aceite em estabelecimentos e em equipamentos automáticos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A moeda mais segura do mundo sai hoje à rua

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião