PS e BE tentam chegar a um meio termo sobre dívida pública

  • ECO
  • 21 Março 2017

O PS e o BE estão a tentar encontrar soluções negociadas, e não de rutura, para a dívida pública. Um tema que sobe esta semana a plenário. A iniciativa é do PCP, que pediu um debate de urgência.

Depois de vários adiamentos, ainda não há um relatório do grupo de trabalho sobre a sustentabilidade da dívida pública. Um tema que sobe esta semana a plenário, numa iniciativa do PCP, que pediu um debate de urgência. Este documento poderá trazer algumas soluções para ajudar a resolver o problema. E apresentar cenário negociados, e não de rutura, numa questão que desperta visões diferentes entre PS e Bloco de Esquerda.

O jornal Público (acesso pago) avança que o relatório do grupo de trabalho sobre a sustentabilidade da dívida pública — que já estava pronto em dezembro mas que foi novamente adiado — privilegia cenários negociados e não de rutura entre PS e Bloco de Esquerda. O documento apresenta “algumas soluções” para ajudar a resolver o problema, identificando opções que dependem da decisão do Governo ou outras soluções que envolvem “negociação com os parceiros”, diz o jornal.

O jornal refere que está excluído do relatório um cenário de uma renegociação unilateral, o que deixaria o Governo vulnerável. Uma das negociações em cima da mesa é o de um pagamento prioritário da dívida ao FMI, considerando o seu custo face à média da dívida suportada pelo Estado. No entanto, neste caso Portugal está sempre dependente da autorização das autoridades europeias.

Pedro Filipe Soares disse ao Público que já deverá haver um relatório “nas próximas semanas”. Mas não antecipa as conclusões. O deputado bloquista refere que “ainda estamos a trabalhar e não queria antecipar resultados do grupo”.

Já Francisco Louçã, que também faz parte deste grupo de trabalho, reafirma que não é possível sustentar os juros da dívida. O economista refere que todas as projeções mostram que é insustentável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS e BE tentam chegar a um meio termo sobre dívida pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião